28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoCristiano Ronaldo e José Mourinho deram os parabéns ao Vitória

Cristiano Ronaldo e José Mourinho deram os parabéns ao Vitória

O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, foi ontem palco da gala comemorativa do 108.º aniversário do Vitória Futebol Clube, ocasião em que, através de mensagens de vídeo, também Cristiano Ronaldo e José Mourinho deram os parabéns ao clube. Numa noite de casa cheia, mais de 600 pessoas testemunharam a festa de exaltação clubística que serviu para reunir a família vitoriana e distinguir aqueles que se destacaram no último ano.

- PUB -

Como clube eclético que se orgulha de ser, foram várias as modalidades que viram o trabalho desenvolvido ser reconhecido. O futebol, modalidade que mais apaixona os milhares de adeptos, teve vários distinguidos. O setubalense José Semedo foi eleito jogador do ano e foi depois de receber o respectivo prémio que foi surpreendido por uma mensagem do seu amigo de infância Cristiano Ronaldo.

O jogador da Juventus enviou um vídeo a felicitar o “amigo Semi” e fez também questão de dar os parabéns ao Vitória pelo 108.º aniversário. Quem também fez chegar mensagens de vídeo à gala foram José Fonte e Silvestre Varela, internacionais A por Portugal, que têm em comum o facto de ter envergado no passado a camisola verde e branca, facto que não esqueceram nas palavras que proferiram nas mensagens que enviaram.

Outro dos pontos altos da noite foi o momento em que os presentes no Fórum Luísa Todi assistiram ao vídeo enviado de Inglaterra por três setubalenses, todos eles com ligações afectivas fortes ao Vitória: José Mourinho, treinador principal do Manchester United, Silvino e Formosinho, elementos que fazem parte da equipa técnica dos ‘red devils’ também se juntaram à festa através das imagens que foram projectadas na tela.

- PUB -

No futebol profissional, além de José Semedo, foi premiado como melhor jogador jovem do ano André Sousa, filho do antigo capitão e treinador dos sadinos Hélio Sousa. Sandro Mendes, antigo capitão e actual director desportivo, e Carlos Cardoso, antiga glória das décadas de 1960 e 1970 e ex-treinador, receberam prémios de reconhecimento e mérito. Há vários anos ao serviço do departamento clínico, o fisioterapeuta Luís Esteves foi distinguido com o prémio mérito profissional.

Prémio saudade a Josué Monteiro

A título póstumo, a direcção vitoriana quis homenagear uma figura incontornável na história do clube através da atribuição do prémio Saudade a Josué Monteiro, antigo vice-presidente, falecido em 2016 com 93 anos de idade, que deu o seu nome à Sala de Troféus, que durante décadas albergou o espólio do clube no Estádio do Bonfim, que o próprio setubalense tinha fundado.

- PUB -

Os adeptos do clube que acompanham as diferentes equipas pelo país fora também não foram esquecidos no aniversário. Pedro Salvado, mais conhecido como viking vitoriano, recebeu o prémio adepto do ano, enquanto, a nível colectivo, a claque Grupo Ultras 1910 foi reconhecido com o prémio agradecimento.

No futebol de formação, os infantis A, que se sagraram campeões distritais, foram eleitos equipa do ano na gala. Em agradecimento pelo trabalho realizado à frente dessa equipa, João Raimundo recebeu o prémio de treinador do ano. Apesar de integrar com frequência os treinos às ordens de Lito Vidigal na equipa principal, o médio Tomás Azevedo, que tem actuado sobretudo pelos Sub-23, foi o jogador revelação.

17 prémios para as modalidades

A gala de aniversário começou por distinguir os vários atletas que se notabilizaram em 2018 num total de 17 prémios. Rui Domingos (ginástica) foi o atleta do ano (masculino) e Inês Borba (atletismo) arrecadaram os prémios de atletas do ano. O ténis-de-mesa adaptado, que se sagrou campeã nacional, foi eleita equipa do ano e Luís Cruz (secção de atletismo) foi o dirigente do ano.

Todos os campeões nacionais que o clube teve nas várias modalidades também foram premiados: Rui Praxedes, Vasco Vale, Afonso Mendes, Daniel Oliveira (trampolins), Gustavo Soares, Tomaso Vantaggiato, Ricardo Licciardello (tumbling), Silvestre Gomes (atletismo) e João Pedro (ténis-de-mesa adaptado). Rui Domingos, Sofia Gil e Inês Grácio, que participaram no campeonato do mundo de ginástica por idades em São Petersburgo, Rússia também foram distinguidos.

Num momento que contou com muitos dos jogadores que da equipa de andebol que foi campeã nacional de juniores em 1972, o Vitória homenageou os homens que fizeram parte desse momento histórico. Nota ainda para os vídeos com mensagens dos responsáveis pelas filiais do Vitória FC da Praia (Cabo Verde) e Vitória FC do Pico (Açores).

Numa noite animada pelas actuações musicais de Clemente e Piedade Fernandes, os sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação receberam, respectivamente, os emblemas de prata, ouro e diamante. Presentes no Fórúm Municipal Luísa Todi ao lado presidente do Vitória, Vítor Hugo Valente, estiveram Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -