27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoMeyong foi o herói sadino no último triunfo sobre os leões

Meyong foi o herói sadino no último triunfo sobre os leões

Último triunfo no campeonato remonta a 2012. Em 2017, Sporting (na Taça da Liga) também caiu no Bonfim

 

- PUB -

Ao invés do Sporting, que está neste momento apenas focado na final da Taça da Liga que discute amanhã diante do FC Porto, o Vitória FC já prepara com afinco a recepção de quarta-feira, 30 de Janeiro,  às 19 horas, frente aos leões. Os sadinos, que ontem de tarde continuaram em Palmela a treinar a estratégia a colocar em prática no Bonfim, vão tentar quebrar um jejum de mais de seis anos sem vencer os lisboetas em partidas do campeonato. O camaronês Meyong desempenhou na altura o papel de herói.

A 4 de Novembro de 2012, em partida da oitava jornada, os comandados de José Mota levaram a melhor sobre o Sporting que na altura estreou o belga Franky Vercauteren no comando técnico. Pedro Santos e Meyong, actual adjunto de Lito Vidigal nos sadinos, agora com 38 anos de idade, fizeram os golos que permitiram aos vitorianos celebrar a conquista dos três pontos, enquanto o venezuelano Jeffrén Suárez fez o tento leonino.

Desde essa partida de boa memória na temporada 2012/13, o melhor que o Vitória conseguiu em encontros em Setúbal a contar para a I Liga com os leões foram duas igualdades: 2-2 em 2013/14 (golos de Rafael Martins e Ricardo Horta) e 1-1 na época passada com o golo do empate a ser apontado pelo avançado Edinho, de grande penalidade, já em tempo de compensação.

- PUB -

Antes de 2017/18, os triunfos tinham sorrido aos sportinguistas: 0-3 (2016/17), 0-6 (2015/16) e 1-2 (2014/15). Pelo meio dos duelos entre os clubes no Bonfim, os adeptos do Vitória guardam um momento marcante por lhe ter proporcionado o apuramento para a final-four da Taça da Liga de 2016/17. A 4 de Janeiro de 2017, Frederico Venâncio e Edinho (mais uma vez com um penálti marcado em tempo de compensação) fizeram os golos do triunfo, por 2-1.

Nessa partida de há dois anos, os setubalenses, então comandados por José Couceiro, actuaram com alguns dos jogadores que compõem o actual plantel: Vasco Ferandes, Nuno Pinto [recupera de doença] e Mikel Agu foram titulares, enquanto André Pedrosa foi suplente não utilizado na equipa que assegurou com esse Êxito o primeiro lugar do grupo A da competição.

Apesar de o Sporting, 4.º classificado com 38 pontos na tabela classificativa, ser favorito para o confronto de quarta-feira, os vitorianos, 13.º (19 pontos), vêm neste jogo uma oportunidade para, depois de sete jornadas sem vencerem no campeonato, reencontrarem-se com os triunfos. Sem direito a folga no fim-de-semana, a equipa volta hoje a treinar. De fora na partida com o Sporting vão estar os castigados Gustavo Cascardo, José Semedo e Éber Bessa.

- PUB -

Entretanto, depois de oficializarem as contratações do defesa Sílvio e do extremo Kigi, os responsáveis vitorianos continuam a envidar esforços para reforçar o plante de Lito Vidigal no mercado de Inverno. Ao que que sabemos, as posições que o clube pretende preencher são as de guarda-redes e defesa-central, não significando isto que não possam chegar ainda jogadores para outras posições.

Novo PER pode avançar em breve

O Vitória FC pode nos próximos dias ver aprovado um novo Processo Especial de Revitalização (PER). A possibilidade de se vir a confirmar a notícia deve-se ao facto de na passada segunda-feira (21 de Janeiro) o Tribunal de Setúbal ter nomeado um administrador judicial provisório, facto que indicia que pode estar para breve a aprovação de um novo plano para pagar aos credores do clube.

O Setubalense – Diário da Região apurou que o facto de um novo PER ser aceite pelo Tribunal não quer dizer automaticamente que este seja aprovado porque tem de se chegar a acordo com os credores, sendo certo que a maior fatia de crédito da dívida pertence às Finanças e à Segurança Social. Caso se venha a confirmar o novo PER, a administração da SAD liderada por Vítor Hugo Valente ganha tempo para organizar as contas para resolver as situações que têm pendentes.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -