26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto“O objectivo passa por colocar a equipa sénior na 1.ª Divisão Nacional”

“O objectivo passa por colocar a equipa sénior na 1.ª Divisão Nacional”

Carlos Henriques, presidente da direcção, está orgulhoso do trabalho que a equipa feminina tem vindo a desenvolver. Em apenas dois anos conseguiu o apuramento para a fase que decide a subida de divisão e o futuro perspectiva-se risonho.

 

- PUB -

“Na próxima época o Amora vai apostar fortemente na equipa sénior de futebol feminino para tentar chegar à 1.ª Divisão”, a afirmação é do presidente da Direcção, Carlos Henriques, que considera também fundamental a criação de uma equipa de juvenis para evitar o que aconteceu esta época em que há miúdas com idade de 14/15 anos (Iniciados) a jogar pelas juniores. Isso reflectiu-se na classificação final mas no fundo foi um trabalho positivo e uma época que serviu para crescer. “Para o ano, tanto as juniores como as juvenis vão estar certamente mais bem preparadas porque vamos fazer captações e contratar mais treinadores”, realçou Carlos Henriques.

Esta época está ainda em curso mas o Amora já vai trabalhado em relação à próxima. “Neste momento temos cerca de 20 atletas na formação mas queremos ir mais além porque não faz sentido haver outros escalões, sem formação. A estrutura para o ano vai modificar em termos daquilo que é a responsabilidade de cada um, e, nesse sentido, queremos ter mais gente e dar-lhes uma maior visibilidade em termos de futuro”.

Quando se fala na melhoria das condições o pensamento vai logo para o centro de treinos do Parque o Serrado, que se encontra em fase de conclusão.

- PUB -

“Tudo passa efectivamente pelo Parque do Serrado que se encontra em funcionamento desde o início da época mas necessita de alguns melhoramentos sobretudo a nível dos balneários que já estão a ser feitos e deverão estar prontos em Maio, assim como a nível das bancadas. Esta é uma obra extremamente importante não só para o futebol feminino mas também para as equipas masculinas que participam nos campeonatos nacionais, nomeadamente para os juniores que têm fortes possibilidades de subirem à 1.ª Divisão Nacional e para os Iniciados que acabaram de garantir a manutenção”.

 

“Futebol feminino não dá lucro”

- PUB -

Depois de em tempos remotos ter tido uma equipa de futebol feminino o Amora regressou à modalidade na época transacta aproveitando um grande número de atletas que vieram do Paio Pires e no segundo ano de actividade conseguiu chegar à fase final do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

“O Amora apercebeu-se que o futebol feminino está numa fase de grande expansão. Nesse sentido, organizou-se e criou condições para a sua implementação. Isso está conseguido e todo o grupo de trabalho está de parabéns. Estão lançados os alicerces para que o futebol feminino num futuro muito próximo possa surgir ainda com mais força”.

O presidente o clube fez também questão de salientar que o futebol feminino não se sustenta a si próprio. “ A única coisa que a FPF dá é a isenção das taxas de jogo e o seguro das atletas se não for accionado ao longo da época e depois dá 30 cêntimos por km nas deslocações superiores a 100 km. Tudo o resto, equipamentos, viagens e almoços, é suportado pelo clube. Quem pensa que o futebol feminino dá lucro, está puramente enganado”.

Carlos Henriques, terminou esta abordagem sobre o futebol feminino salientando um facto que o deixou emocionado.

“No final do jogo de juniores com o Palmelense tive a alegria de ver comentários nas redes sociais de três atletas (Diana, Beatriz e Maria). Um deles (Diana) tocou-me profundamente, desloquei-me ao treino, tive uma conversa com elas, disse-lhes que mereciam um elogio. Esta atitude fez-me reflectir sobre o facto de miúdas de 14 / 15 anos se terem lembrado de fazer aqueles comentários. Isto é sinal de que se está a trabalhar bem”, deixou bem vincado.

 

Amora vence Estoril e Quintajense derrotado em Condeixa

 

O Amora entrou na fase de apuramento do Campeão Nacional da 2.ª Divisão com uma vitória (3-2) sobre o Estoril, alcançada na primeira jornada da competição.

O Estoril entrou a ganhar marcando logo no primeiro minuto mas o Amora respondeu de imediato e aos três minutos empatou por Liliana Venegas. Depois, Carla Cardoso (26’) e Márcia Duarte (28’) deram a volta ao marcador fazendo o 3-1. O segundo golo do Estoril foi marcado de penálti, aos 89 minutos.

Menos sorte teve o Quintajense que perdeu na sua deslocação a Condeixa, por 4-0, com dois golos sofridos em cada parte. No outro jogo da série Sul, o Benfica foi a Alcochete derrotar o Sporting, por 3-0.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -