26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoMuusa Dama (Galitos Barreiro) foi o vencedor do concurso de afundanços

Muusa Dama (Galitos Barreiro) foi o vencedor do concurso de afundanços

Os campeonatos nacionais de basquetebol estiveram parados no passado fim-de-semana devido à realização da festa do basquetebol juvenil que todos os anos por esta altura tem lugar em Albufeira, onde se reúnem largas centenas de atletas de todas as regiões do país.

- PUB -

 

O evento, que é considerado o mais importante que se realiza no nosso país, conta com a participação das selecções distritais que disputam um torneio nas categorias de sub14 e sub16, masculinos e femininos, para além dos jogos All-Star (onde marcou presença Diogo Ventura, do Galitos) e dos habituais concursos de triplo e afundanços que fazem as delícias dos adeptos da modalidade.

 

- PUB -

E aqui, há a salientar o facto do vencedor dos afundanços ter sido

Muusa Dama, jogador do Galitos Barreiro, depois de completar 73 pontos junto do júri, numa final que foi disputada frente a Micah Downs (Benfica) onde o atleta do Galitos protagonizou um momento apoteótico ao contar com a colaboração de dois jovens vindos da bancada e de Sabri Lucas, conhecido actor, que foi uma das várias personalidades famosas que marcaram presença no espectáculo.

 

- PUB -

De referir será também a participação Maianca Umabano (GDESSA Barreiro) na final do concurso de triplos femininos que foi ganho por Sara Djassi, da União Sportiva.

 

Jogos do próximo fim-de-semana

 

No próximo fim-de-semana as competições estão de volta. A primeira equipa a entrar em acção é o GDESSA que defronta esta sexta-feira, às 16 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho o Olivais de Coimbra no primeiro jogo das meias-finais do playoff da Liga Feminina, que será disputado à melhor de três.

 

No sábado, dia 20 de Abril, pelas 16 horas, será a vez de o Galitos defrontar também no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, o Illiabum em jogo relativa à 6.ª jornada do Grupo B da Liga Portuguesa.

 

Também no sábado, mas às 16h 30m, joga o Barreirense para o Campeonato da Proliga em S. João da Madeira, onde joga no Pavilhão Paulo Pinto com a Sanjoanense.

 

Alterações nos modelos competitivos 

 

A Federação Portuguesa de Basquetebol já anunciou as mudanças no modelo competitivo e de aces­so à Liga Portuguesa na época 2019/2020 e consequentes alterações nos campeonatos da Proliga e 1.ª Divisão Nacional, alterações que estão relacionadas com a candidatura (aceite) do Sporting à Liga.

Além deste motivo, já se encontrava em processo a passagem da Proliga para 12 clubes – será disputada apenas numa série. Estas alterações têm implicações em todos os níveis competitivos.

Assim, na Liga, no final desta época, será apenas despromovida uma equipa, já que a prova, na próxima temporada, terá, excepcionalmente, 14 formações.

Às 11 que vão transitar desta temporada vai juntar-se o Sporting e os dois conjuntos promovidos da Proliga.

Neste escalão, o segundo do basquetebol nacional, serão despromovidos os três piores classificados do Grupo B.

A reestruturação dos quadros competitivos masculinos “me­xe”, também, com a 1.ª Divisão Nacional, uma vez que apenas vão descer cinco equipas em vez das seis que estavam inicialmente previstas.

 

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -