27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoRevolta dos adeptos contra arbitragem deixa Bonfim a ferro e fogo

Revolta dos adeptos contra arbitragem deixa Bonfim a ferro e fogo

Três expulsões ajudam a explicar derrota por 3-0 com o Boavista. Presidente fala em “encomenda” e classifica arbitragem de “nojo”

 

- PUB -

Na história recente não há memória de um jogo como o que aconteceu esta segunda-feira no Bonfim, estádio onde o Vitória foi derrotado pelo Boavista, por 3-0. Três expulsões no espaço de seis minutos – José Semedo (67), Zequinha (71) e Jhonder Cádiz (73) – acenderam o rastilho nas bancadas onde a ira dos vitorianos teve como alvo o árbitro Fábio Veríssimo.

No final do encontro, Vítor Hugo Valente foi à sala de imprensa tecer duras críticas à arbitragem. “O que se passou aqui hoje não foi uma vergonha, foi um nojo! O senhor Veríssimo foi um carteiro, com encomendas para hoje e para o próximo jogo. Sabemos o que se passou”, disse, revelando que os jogadores estavam no balneário a chorar.

Os incidentes registados levaram à intervenção da polícia de choque que impediu os adeptos de invadirem o campo de jogo. A partida esteve interrompida cerca de 10 minutos – entre os 73 (altura em que Jhonder Cádiz é expulso) e os 83 minutos – e só foi retomada devido aos pedidos de alguns jogadores do Vitória para que os adeptos se acalmassem.

- PUB -

A contestação começou quando o juiz de Leiria não permitiu que Mikel Agu entrasse em campo (foi o escolhido para entrar para o lugar do expulso José Semedo), tendo o Boavista conseguido colocar-se em vantagem no marcador nessa altura por Yusupha, aos 70 minutos. A partir daí, as coisas só pioraram, Zequinha foi expulso quando ia ser substituído e Cádiz viu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.

A jogar contra oito elementos (sete jogadores de campo e o guarda-redes Makaridze), o Boavista ampliou o marcador por Perdigão e Gustavo Sauer, aos 90 e 90+13 minutos, respectivamente. O 3-0 complica em muito as contas da permanência do Vitória, enquanto o Boavista alcançou a continuidade entre a elite do futebol nacional.

No início do jogo, nada fazia prever o que aconteceu. Antes do apito inicial, ambos os clubes sabiam que um deles veria no final do encontro consumada a continuidade no escalão principal, independentemente do desfecho que se registasse. As contas eram mais simples para os ‘axadrezados’ a quem basta um empate para o atingir, enquanto os sadinos tinham de vencer.

- PUB -

Sem vencerem há quatro partidas, os vitorianos tinham como objetivo reencontrar-se com os êxitos depois de ter vencido pela última vez na recepção ao Marítimo (1-0). Daí para cá, tiveram uma derrota com o Benfica (4-2) e dois empates com o Portimonense (1-1) e Santa Clara (0-0). Já os portuenses traziam como motivação o triunfo, 3-1, na ronda passada na receção ao Moreirense.

Na partida que marcou o regresso do treinador Lito Vidigal a Setúbal, depois de ter deixado o comando técnico em Janeiro, acabando por rumar ao Boavista, os adeptos sadinos fizeram questão de apupar o técnico com apupos no início do jogo quando este se dirigiu para o banco de suplentes. Lito Vidigal não ficou indiferente e retribuiu… com aplausos para a bancada central coberta.

Dentro das quatro linhas, ambas as equipas entraram cautelosas. Por razões evidentes, o Boavista foi a equipa que jogou mais na expectativa. O primeiro remate intencional à baliza foi de Éber Bessa, aos 14 minutos. A bola saiu próximo da bandeirola de canto não criando qualquer perigo para os axadrezados.

Ao contrário desse primeiro lance, no minuto seguinte, o Vitória acercou-se com perigo da baliza contrária. Um cruzamento de Zequinha na direita para Jhonder Cádiz quase originou autogolo de Jubal que, na tentativa de tirar a bola da zona de perigo, levou a bola a passar sobre a trave.

Aos 16 minutos, o Boavista, que surgiu em Setúbal para jogar claramente com o cronómetro, visou pela primeira e única vez no primeiro tempo a baliza de Makaridze. O remate intencional de Neris foi travado de forma segura pelo guardião georgiano.

Até ao intervalo, o Vitória rondou a área do Boavista várias vezes, sendo que a melhor jogada desse período acionteceu aos 25 minutos. Zequinha, de trivela, lançou Jhonder Cádiz que fugiu a Edu Machado e cruzou para o segundo poste, onde surgiu Nuno Valente a rematar muito perto do poste esquerdo da baliza de Bracali.

Aos 29 minutos, André Sousa tentou um cruzamento remate que saiu sobre a trave. Aos 34 foi a vez de Artur Jorge subiu à área para cabecear perto do ferro, depois de um livre directo apontado por Éber Bessa. A última tentativa de chegar ao golo do Vitória, antes de Fábio Veríssimo apitar para o intervalo, foi protagonizada por Nuno Valente, médio que testou a meia distância num remate que saiu ao lado do poste esquerdo.

Nos primeiros minutos da segunda parte a toada manteve-se com o Vitória a assumir por completo as despesas do jogo. Depois de um primeiro aviso de Zequinha, aos 47 minutos, os sadinos quase marcaram, aos 52, quando o mesmo jogador assistiu Jhonder Cádiz que rematou, com o peito, ao lado do alvo.

De forma tímida, o conjunto treinado por Lito Vidigal, que tinha comandado o Vitória até à 18.ª jornada, chegou à baliza de Makaridze num remate cruzado de Yusupha, aos 64 minutos, que saiu ao lado do poste esquerdo.

Aos 67 minutos, surgiu a expulsão de José Semedo por entrada dura sobre Gustavo Sauer. Logo a seguir, veio o golo (1-0) e mais duas expulsões e a revolta dos adeptos que manifestaram até muito depois do jogo o seu desagrado nas imediações do estádio. Além da derrota e das circunstâncias em que esta aconteceu, o Vitória fica agora impedido de utilizar os jogadores expulsos na próxima jornada, em Chaves.

O presidente Vítor Hugo Valente disse que “quem pensar que empurra o Vitória [para a descida de divisão] está enganado”. Além disso, prometeu autocarros gratuitos para os adeptos que queiram apoiar a equipa em Trás-os-Montes.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -