29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoTaça de Portugal será a primeira competição oficial da época

Taça de Portugal será a primeira competição oficial da época

Paio Pires, Amora, Pescadores da Caparica, Almada, Barreirense, Palmelense e Escolinha de Setúbal são as equipas que se preparam para o campeonato que na próxima temporada vai ser disputado em moldes diferentes.

 

- PUB -

 

 

A Taça de Portugal, que tem a sua primeira eliminatória marcada para o dia 13 de Outubro, marca o arranque da nova época desportiva para os clubes que disputam o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

- PUB -

 

De acordo com o sorteio realizado, os jogos são os seguintes: Damaiense – Pescadores; Guia – Sintrense; Barreirense – União Almeirim; Torrense – Ponte Frielas; Tenente Valdez – Palmelense; Atlético – Casa do Povo Pego; Almada – Paio Pires; Alverca – Amora e Pastéis da Bola – Escola de Setúbal. Os Vidreiros ficaram isentos.

Nesta primeira eliminatória será de destacar o confronto entre o Almada e o Paio Pires por ser o único entre equipas da nossa região e também por assinalar a estreia absoluta da equipa almadense em competições oficiais de futebol feminino.

- PUB -

 

No mesmo dia realizou-se também o sorteio do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão que coloca duas equipas da região na Série G e as restantes na Série H. A competição, que começa no dia 20 de Outubro, na primeira jornada, tem os seguintes jogos:

 

Série G: Futebol Benfica – Damaiense; Atlético – Pastéis da Bola; Almada – Barreirense. Folga o Tenente Valdez que na 2.ª jornada recebe o Almada.

 

Série H: Escola de Setúbal – Palmelense; Estoril – Guia; Pescadores – Amora. Folga o Paio Pires que na 2.ª jornada recebe os Pescadores.

 

Modelo competitivo

 

O Campeonato Nacional da II Divisão é disputado nesta primeira fase por 61 clubes, divididos em cinco séries de oito equipas e três séries de sete equipas, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica, sendo apurados para a fase seguinte os dois primeiros classificados de cada série.

 

A segunda fase será disputada por dezasseis clubes, divididos em duas séries de oito equipas, apurando-se para a fase final as equipas vencedoras de cada uma das séries.

 

Sobem à Liga BPI os dois primeiros classificados, excepto se alguma das equipas em causa, pertencer a clube que já dispute a Liga. Nesse caso, sobe o clube subsequentemente melhor classificado na mesma série da segunda fase da prova, da equipa que foi à final, mas que não sobe.

 

Na época 2020/2021, o Campeonato Nacional Futebol Feminino II Divisão será disputado por dezasseis clubes, os dois clubes que descem da Liga BPI e os clubes participantes na 2.ª fase da presente prova que não foram promovidos.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -