26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoProposta de alteração aos estatutos já foi entregue à direcção do Vitória

Proposta de alteração aos estatutos já foi entregue à direcção do Vitória

Os sócios Cândido Casimiro, João Martins, Luís Fuzeta da Ponte e Manuel Guerra Henriques elaboraram a proposta que já se encontra na posse dos órgãos sociais

 

- PUB -

A Comissão nomeada pela direcção do Vitória FC, constituída por Cândido Casimiro, João Martins, Luís Fuzeta da Ponte e Manuel Guerra Henriques, deu no início do mês de Outubro por concluídos os trabalhos para que tinha sido formada e entregou à direcção a proposta de alteração aos Estatutos e o Regulamento Interno, que inclui, entre outros assuntos, os regulamentos eleitoral e disciplinar.

O documento, que já se encontra na posse do presidente dos sadinos Vítor Hugo Valente e dos restantes órgãos sociais, vai agora ser analisado, podendo em breve os sócios serem chamados a pronunciar-se sobre as alterações introduzidas. Ao que O Setubalense – Diário da Região apurou, o texto final define-se mais como novos estatutos do que como uma revisão dos mesmos.

O nosso jornal recolheu junto de uma fonte próxima do processo a informação de que entre as alterações mais relevantes estão, por exemplo, a intenção de o clube adoptar a denominação de apenas Vitória,  além das já existentes Vitoria Futebol Clube ou VFC, eliminando de vez, estatuariamente, o erro recorrente de o clube ser denominado da mesma forma que a cidade onde está sediado: Setúbal.

- PUB -

Outra das medidas a introduzir tem como objectivo definir regulamentos eleitorais claros. Assim, defende-se no documento a obrigatoriedade de as Assembleias-gerais serem convocadas nos prazos estipulados nos Estatutos. Não o sendo, no mínimo, implica processo à Mesa da Assembleia-geral, podendo, em casos de reincidência, ser motivo de perda de mandato.

Neste ponto são também defendidas mais obrigatoriedades. Uma preconiza a realização da AG ordinária ser convocada três vezes por ano em vez de duas actuais, sendo a terceira para análise e debate do estado do Vitória. A outra obrigatoriedade refere que a realização das Assembleias gerais extraordinárias requeridas pelos associados num prazo máximo de 30 dias após a entrega do requerimento.

Outra das propostas apresentadas é a de se efectuar uma divisão do Conselho Fiscal e Disciplinar em Conselho Disciplinar e Conselho Fiscal. Para evitar que sócios recentes possam integrar listas candidatas aos órgãos sociais defende-se que os sócios tenham um mínimo de três anos de filiação para poderem ser candidatos aos órgãos sociais. A antiguidade terá de ser de cinco anos se for ao de uma das presidências dos órgãos sociais e de 10 se for ao Conselho Vitoriano.

- PUB -

Caso seja aceite a proposta de alteração apresentada, as candidaturas ao Conselho Vitoriano em listas independentes dos outros órgãos passariam a ser uma realidade, com possibilidade de o serem apenas a esse órgão, o qual será  eleito pelo método de Hondt [n.d.r.: O método Hondt é um modelo matemático utilizado para converter votos em mandatos com vista à composição de órgãos de natureza colegial. O sistema de representação proporcional caracteriza-se, essencialmente e de modo simples, pelo facto de o número de eleitos por cada candidatura concorrente a um determinada eleição ser proporcional ao número de eleitores que escolheram votar nessa mesma candidatura.] de forma a ser um órgão representativo de todo o universo Vitoriano e passando a ter outras funções de consulta e recurso.

A proposta entregue à direcção refere ainda a intenção de estabelecer uma harmonização do ano fiscal do Clube com o da SAD, bem como a existência de um Regulamento interno e Regulamento eleitoral – que foi anexado aos Estatutos – para análise e votação simultânea com os mesmos, de forma a dotar o Clube de métodos transparentes, modernos e práticos de gestão.

 

Teste duplo com sub-23 e Mafra

O plantel liderado por Sandro Mendes faz hoje, pelas 10:30 horas, em Tróia, o primeiro de dois jogos de preparação que tem agendados para as próximas horas frente à equipa de Sub-23. Amanhã, também pelas 19:30, os sadinos viajam até Mafra para defrontarem o conjunto da 2.ª Liga naquele que será o segundo teste em 24 horas. Ambos os jogos são à porta fechada e vão permitir ao técnico dar minutos aos jogadores menos utilizados na presente época.

Entretanto, ao que apurámos a partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Águias do Moradal vai realizar-se no dia 20 de Outubro (domingo), pelas 14:00 horas. A estreia dos setubalenses será no Estádio do Ventoso, na aldeia de Estreito, concelho de Oleiros, casa do emblema da 1.ª divisão distrital de Castelo Branco.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -