27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoEntrada avassaladora garante continuidade na Taça de Portugal

Entrada avassaladora garante continuidade na Taça de Portugal

Vitória já vencia o Águias do Moradal, da 1.ª distrital da AF de Castelo Branco, por 3-0 à passagem dos 15 minutos de jogo

- PUB -

 

Sem nenhuma dificuldade e com total naturalidade, o Vitória FC apurou-se este domingo para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, após golear, por 0-5, o Águias do Moradal. O conjunto da 1.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco, que aos 15 minutos de jogo já perdia por 0-3, não teve argumentos para contrariar o claro favoritismo dos sadinos, que viram o avançado Ghilas fazer um hat-trick no encontro.

Para não haver risco de surpresa da aldeia do Estreito, pertencente ao concelho de Oleiros, os comandados de Sandro Mendes entraram a todo o gás, conseguindo inaugurar o marcador à passagem dos 30 segundos. Na primeira vez que foram à baliza contrária, o defesa Mano cruzou na direita e Ghilas, que beneficiou de uma falha de um jogador adversário, rematou para o 1-0.

- PUB -

O golo madrugador deitou por terra as esperanças do Águias do Moradal em retardar o tento dos sadinos, que apresentaram sete alterações no onze em relação ao duelo de há duas semanas na Taça da Liga. Milton Raphael, Artur Jorge, Nuno Pinto, Leandrinho, Zequinha, Sekgota e Ghilas foram as novidades em detrimento de Makaridze, Jubal, André Sousa, Semedo, Berto, Hachadi e Mansilla.

Apesar das mexidas, o Vitória deu sempre sinais de bom entrosamento entre os diferentes sectores. Sem surpresa, tirando também partido das evidentes fragilidades do conjunto da associação albicastrense, a vantagem no marcador foi ampliada aos 4 minutos. No flanco direito, Zequinha assistiu o argelino Ghilas que, livre de marcação no interior da área, se limitou encostar para o 2-0.

Motivado pelos dois golos apontados em menos de cinco minutos na primeira vez que actuou a titular com a camisola verde e branca, Ghilas voltou a estar na cara do golo, mas o remate desferido, à passagem do minuto 11, foi para as nuvens. Mais pontaria teve Calinhos, aos 15, que fez o 3-0 do Vitória. Após livre sobre a esquerda, o brasileiro encheu o pé e viu a bola sofrer um ressalto antes de chegar às redes da baliza de Daniel Júnior.

- PUB -

À excepção de um remate de Robinho, aos 23 minutos, o Águias do Moradal – bola sofreu um ressalto e quase traiu Milton Raphael – não conseguiu aproximar-se com perigo da área setubalense. Na baliza contrária, já depois de Éber Bessa (22’) e Nuno Pinto (41’) terem visado a baliza dos anfitriões, Ghilas fez o 4-0, aos 44 minutos, de uma combinação entre Carlinhos e Zequinha, este último assistiu o argelino para o hat-trick.

Nuno Pinto voltou a jogar 90 minutos

Nota de destaque no embate deste domingo vai para a estreia na presente temporada de Nuno Pinto. Depois de ter realizado duas partidas em 2019/20 pelos sub-23, o defesa, de 33 anos, após meses de ausência devido a um linfoma que o tinha em Dezembro de 2018 afastado da competição, actuou ontem os 90 minutos, algo que não fazia desde 1 de Dezembro de 2018, dia em que o Vitória venceu (0-1) o Marítimo.

Na segunda parte, o Vitória, que trocou no reatamento Bruno Pirri por João Meira, continuou a ser o dono do jogo e a criar perigo junto da área do Águias do Moradal. Zequinha (48 e 53), Éber Bessa (52) e Carlinhos (56) deixaram avisos antes de abola entrar novamente na baliza do emblema do concelho de Oleiros. Desta vez, aos 59 minutos, foi a vez de Zequinha fazer o gosto ao pé num remate colocado que colocou o marcador em 5-0.

Ainda antes desse golo, ambos os conjuntos introduziram a bola nas balizas contrárias, mas os lances foram anulados pela equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota. Primeiro, aos 49 minutos, foi o sul-africano Sekgota a marcar, mas o golo foi invalidado por ter dominado a bola com a mão. Aos 55, numa das raras descidas do Águias do Moradal à baliza defendida por Milton Raphael, Vítor Alex introduziu a bola na baliza mas estava em posição de fora-de-jogo.

Até ao final do encontro, os comandados de Sandro Mendes não sentiram dificuldades em controlar por completo as operações. Já com o marroquino Hachadi em campo (substituiu o argelino Ghilas aos 61 minutos), o resultado só não se avolumou porque a equipa não foi eficaz nas várias ocasiões que criou junto da baliza do Águias do Moradal que na ronda anterior da prova afastou o Torreense, do Campeonato Portugal, ao vencer por 1-0 em Estreito.

Já perto do apito final, os anfitriões dispuseram de uma oportunidade soberana para chegar ao tento de honra. Aos 85 minutos, o avançado Vítor Alex, em posição privilegiada dentro da área, rematou sobre a trave da baliza defendida por Milton Raphael. A derradeira ocasião para marcar pertenceu ao Vitória. Aos 89 minutos, Carlinhos, ainda antes da linha do meio-campo, rematou à baliza contrária, levando a bola a passar a escassos centímetros da trave.

Com o apoio de cerca de 200 adeptos setubalenses, o Vitória, que marcou mais golos (cinco) do que nos nove jogos oficiais anteriores (três), cumpriu o objectivo de seguir em frente na Taça de Portugal, competição em que já marcou presença em 10 finais e venceu por três vezes. Em nota de rodapé, há a destacar o hat-trick de Ghilas, o primeiro golo de sempre de Zequinha na Taça de Portugal e o facto de Nuno Pinto ter voltado a actuar 90 minutos numa partida.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -