25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoAustin Tilghman (Galitos) com 37 pontos marcados foi o MVP da jornada

Austin Tilghman (Galitos) com 37 pontos marcados foi o MVP da jornada

O Galitos sofreu mas venceu o Terceira Basket no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho e o Barreirense foi ganhar ao recinto do Esgueira. Na Taça Federação, o GDESSA caiu nas meias-finais perante o Olivais de Coimbra.

 

- PUB -

Austin Tilghman, com 37 pontos, 14 ressaltos e sete assistências foi o jogador que mais se destacou na recepção do Galitos ao Terceira Basket, em jogo referente à 17.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, quebrando o recorde de valorização da época, na competição, obtendo mais uma vez a distinção de MVP.

 

Nesta partida, o Galitos não esteve ao seu melhor nível mas acabou por ganhar, ainda que de forma sofrida. A equipa açoriana, que ainda não ganhou qualquer encontro e estreou um novo treinador, comandou o marcador desde o início com 18-26 no primeiro período, 40-48 ao intervalo e 64-71no terceiro período. Ao Galitos, para além da inspiração de Tilghman, valeu a vantagem conseguida no derradeiro período (32-23) que permitiu a vitória muito apertada, por apenas dois pontos.

- PUB -

 

Na classificação a equipa treinada por Hugo Salgado segue em 6.º lugar com 26 pontos e na próxima jornada, sábado, dia 1 de Fevereiro, desloca-se ao Funchal para defrontar o CAB Madeira.

 

- PUB -

Barreirense triunfa em Esgueira

 

Excelente foi a vitória obtida pelo Barreirense na sua deslocação a Aveiro, sobre o Esgueira, num jogo com algumas alternâncias no marcador e de resultado incerto até ao final.

A equipa do Barreiro, orientada por João Cardoso, começou melhor e foi para o intervalo a vencer por cinco pontos (46-41). No terceiro período o Esgueira, com um parcial de 23-13 passou para a frente do marcador (64-59) mas o Barreirense com uma ponta final digna de registo [23-15, no último período] acabou por dar a volta à situação, carimbando assim mais uma vitória [a segunda consecutiva] na competição, por 82-79.

 

No Barreirense os jogadores que mais se evidenciaram foram: Khaleal McCormick com 21 pontos, 11 ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola, Jabari McGhee (19 pontos), Kendall Jacks (14) e David Shepard (13).

 

O Barreirense ocupa neste momento o 9.º lugar na tabela classificativa com os mesmos pontos (24) do Lusitânia e Esgueira que seguem à sua frente. Na próxima jornada, sábado, recebe o V. Guimarães, às 18 horas, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.

 

GDESSA cai nas meias-finais

 

O Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André que participou no passado fim-de-semana na Taça Federação falhou o acesso à final ao perder nas meias-finais com o Olivais (Coimbra), que viria a conquistar o troféu, num grande jogo de basquetebol que decorreu sempre equilibrado.

Nos instantes finais da partida o GDESSA estava em vantagem mas alguns ataques não concretizados permitiu que a equipa coimbrã se aproximasse do marcador que ficou igualado (66-66), após um triplo do adversário. E, com a partida igualada, uma falta cometida a três segundos do fim, deitou tudo a perder porque a jogadora do Olivais arrumou a questão com dois lançamentos livres fixando o resultado final em 68-66.

No final da partida Leonor Serralheiro disse que “qualquer equipa poderia sair vencedora. Nestas situações há sempre quem tenha uma pontinha de sorte. Na penúltima posse de bola o Olivais ganhou dois ressaltos ofensivos [que não podia ter ganho] e acabou por vencer o jogo. Este, tem sido o nosso calcanhar de Aquiles, mas esta equipa ainda pode fazer muitas coisas boas”.

No regresso da Liga Feminina, o GDESSA recebe no domingo, às 15 horas, a Ovarense, em jogo a contar para a 16.ª jornada.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -