26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoFutebol sénior está em risco no Beira Mar de Almada

Futebol sénior está em risco no Beira Mar de Almada

A decisão será tomada em consciência e a comunicação oficial tornada pública na altura própria pela direcção do clube.

 

- PUB -

O Beira Mar de Almada nunca foi um clube de grande poder económico mas a carolice e o trabalho desenvolvido pelos seus dirigentes, com maior ou menor dificuldade, tem conseguido manter em actividade ao longo dos anos algumas centenas de atletas de diversas modalidades e escalões.

 

Agora, com esta terrível doença que mudou por completo os nossos hábitos e as nossas vidas, tudo se complicou porque o clube está parado e não tem qualquer fonte de receitas. A situação, é de facto muito delicada e o mais provável é que na próxima época se veja obrigado a suspender a sua equipa de futebol sénior que se encontra a disputar o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão na AF Setúbal.

- PUB -

 

Luís Miguel Azevedo, que preside à direcção do clube, em entrevista ao “Setubalense”, diz que os prejuízos são enormes e que o clube não tem capacidade financeira para manter a equipa em actividade.

 

- PUB -

A direcção a que preside está há pouco tempo em funções. O que aconteceu agora veio complicar a sua missão?

O Beira Mar de Almada para este ano tinha o objectivo de conseguir estabilizar o clube a nível financeiro e era o que estava a conseguir até acontecer esta pandemia que nos vai condicionar muito em relação à preparação da próxima época. Estávamos a conseguir cumprir com as nossas obrigações mas agora ficou tudo suspenso.

 

Concorda com a decisão de dar por concluída esta época desportiva?

Em relação à conclusão das provas o Beira Mar de Almada, como todos os clubes, em votação unânime concordou que não havia condições humanas para os campeonatos continuarem porque teria de acabar a 30 de Junho e não haveria tempo para isso. Como sabem, isto ainda não acabou, nem sabemos quando será o fim do estado de emergência. Por isso, em primeiro lugar deve estar acima de tudo a vida humana.

 

Em termos económicos os prejuízos são avultados?

Não temos receitas porque o clube está fechado para todas as actividades, como tal os prejuízos são enormes. O Beira Mar de Almada sobrevive da mensalidade dos atletas das várias modalidades: futebol, karate, sevilhanas, pilates, zumba, yoga e salsa. Não recebemos qualquer apoio e as despesas continuam mesmo com o clube fechado, o mesmo será dizer que as coisas não estão fáceis.

 

E em relação à próxima época já pensou como vai ser?

A direcção do clube irá reunir logo que possível para delinear a próxima época. Como sabem, foi feita recentemente uma reunião de presidentes com a Associação de Futebol de Setúbal e essa mesma pergunta foi feita. A nossa resposta foi que perante o cenário actual e tendo em conta que nos próximos meses não vamos ter receitas, uma das hipóteses mais prováveis é a não continuidade da equipa sénior porque no início da época é preciso um grande esforço financeiro e o Beira Mar de Almada não tem capacidade para isso, assim como não tem condições para fazer face aos gastos mensais com a equipa. Portanto, neste momento é impensável a continuidade da equipa sénior de futebol. A decisão será tomada em consciência e a comunicação oficial será feita na altura própria pela direcção do clube.

 

Prevêem-se então tempos difíceis para o Beira Mar de Almada?

Não só para o Beira Mar de Almada mas para todos nós. No nosso caso iremos tentar definir uma estratégia para que o clube seja auto sustentável com os seus escalões. Sem apoios federativos ou associativos irá ser difícil os clubes resistirem a esta pandemia. Os clubes sobrevivem dos poucos apoios de patrocinadores e como neste momento está tudo fechado ou lay-off, não há dinheiro para patrocínios. Se a direcção do Beira Mar de Almada decidir não participar no campeonato distrital da 1.ª Divisão será com muita pena que o faremos porque há algum tempo atrás era impensável acabar com os seniores. Mas, às vezes é melhor dar um passo atrás para depois avançarmos com mais forca e melhor. Este é um escalão de grande importância para o clube que já completou 73 anos de história.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -