16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioDesportoLiga determina descida administrativa do Cova da Piedade

Liga determina descida administrativa do Cova da Piedade

Os piedenses consideram que a direcção da Liga não tem competência para decidir a matéria e afirmam que está a ser violado o princípio do mérito desportivo.

 

- PUB -

Cova da Piedade e Casa Pia, os dois últimos classificados da II Liga, foram despromovidos ao Campeonato de Portugal. A decisão foi tomada em reunião efectuada ontem de manhã por videoconferência onde marcaram presença todos os elementos que fazem parte do elenco directivo: Benfica, Sporting, FC Porto, Gil Vicente, Tondela, Cova da Piedade, Mafra, Leixões e FPF. Na mesma reunião foi também decidido promover o Nacional e o Farense à Liga NOS, por se encontrarem nas duas primeiras posições na altura em que o campeonato foi suspenso.

 

Convém entretanto dizer que estas decisões têm que ser aprovadas em Assembleia Geral da Liga Portugal que deverá ser realizada em breve.

- PUB -

 

No comunicado, o organismo presidido por Pedro Proença explica que na base da decisão estiveram “os critérios de mérito desportivo recomendados pela FIFA, pela UEFA e pela FPF”, mas interpretação diferente faz o Cova da Piedade que considera que “a direcção da Liga não tem competência para decidir a matéria das subidas e descidas”.

 

- PUB -

O clube da margem sul do Tejo sublinha que os estatutos determinam que “compete exclusivamente à assembleia geral exercer as competências que cabem à Liga no âmbito da aprovação dos regulamentos disciplinar, de arbitragem e determinações aplicáveis às competições profissionais”.

 

Os piedenses alegam que a decisão agora tomada “viola o princípio do mérito desportivo”, uma vez que faltam disputar 10 jornadas e as equipas envolvidas na luta pela manutenção ficam privadas de conquistar em campo o direito de permanecer em competição.

 

Para além das subidas e descidas, ficou também decidido o apoio que os clubes irão receber; 2,52 milhões de euros, incluindo já o fundo de infra-estruturas da FPF, verba que será distribuída de forma equitativa, no valor de 180 mil euros para cada uma das 14 sociedades desportivas, exceptuando as equipas B e as sociedades desportivas promovidas ao primeiro escalão.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -