25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoAmora revive momentos de glória alcançados há 40 anos

Amora revive momentos de glória alcançados há 40 anos

Neste ano de 2020 muitas seriam as homenagens a prestar mas devido à pandemia de Covid-19 apenas é possível fazê-lo através das redes sociais.

- PUB -

Fez ontem, segunda-feira, dia 29 de Junho, precisamente quarenta anos que o Amora Futebol Clube se sagrou campeão nacional da 2.ª divisão, título que lhe valeu também a subida ao primeiro escalão do futebol nacional. Decorria a época de 1979/80 que marcou um dos pontos mais altos na vida do clube que se prepara para comemorar 100 anos de existência, já no próximo ano.

 

Depois de ter vencido a zona sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que era disputado por três zonas (norte, centro e sul), o Amora entrou no torneio de apuramento do campeão juntamente com o Penafiel e a Académica de Coimbra. Com duas vitórias, um empate e uma derrota, os amorenses chegaram ao fim em primeiro lugar com cinco pontos, contra quatro da Académica e três do Penafiel, conquistando assim o título que seria comemorado de forma bastante efusiva por todos os amorenses, e em especial pelo homem que liderava o clube, o presidente Durives Pereira.

- PUB -

 

O torneio de apuramento do campeão não começou nada bem para o Amora que perdeu em casa na 1.ª jornada com o Penafiel (1-2). Na 2.ª jornada, a jogar novamente na Medideira, venceu a Académica (3-1), depois foi ganhar a Penafiel (2-0) e empatou no derradeiro encontro em Coimbra (1-1), sendo o golo da igualdade marcado pelo saudoso Hélder Mercês, aos 73 minutos.

 

- PUB -

Mourinho Félix (pai de José Mourinho), que era o treinador, fez alinhar em Coimbra, perante arbitragem de António Garrido, um dos árbitros mais credenciados na altura, os seguintes jogadores: Carlos Alberto; Hélder Mercês, Carlos Mira, Veiga (Vieira, 46’), Peixoto; Albuquerque, Milton, Arnaldo Silva; Tateu, Vítor Assunção e Joel Almeida (Nando, 66’).

 

Por curiosidade fica o registo que deste plantel fazia parte Carlos Henriques, o actual presidente do Amora, na altura com 23 anos, que não foi utilizado nesta partida.

 

Como forma de assinalar o acontecimento o clube inaugurou ontem uma exposição virtual sobre o “40.º aniversário da subida à primeira divisão” e promoveu nas redes sociais várias entrevistas aos jogadores da equipa que ficará para sempre ligada à história do clube, por ter preenchido uma das suas páginas mais brilhantes.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -