19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoGD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de...

GD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de Sesimbra

Federação de Futebol reconhece clube como entidade formadora

 

- PUB -

O Grupo Desportivo de Alfarim tem vindo a desenvolver excelente trabalho a nível do futebol de formação e isso foi inteiramente reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol com a atribuição do certificado como entidade formadora, para grande satisfação dos seus dirigentes por se tratar do primeiro clube do concelho a receber tal distinção.

 

Vítor Cruz, vice-presidente do clube e director da entidade formadora, em entrevista ao “Setubalense” revela todos os pormenores sobre o projecto que se apresenta bastante aliciante, tanto para formadores como para formandos.

- PUB -

 

O GD Alfarim é ao nível da formação a única entidade formadora certificada do Concelho de Sesimbra. Que significado tem isto para o clube?

É verdade, no concelho de Sesimbra actualmente é o único clube certificado como entidade formadora pela Federação Portuguesa de Futebol. A certificação tem como objectivo melhorar o trabalho na formação de atletas, pessoal, social e desportivo que os clubes desempenham no seu dia-a-dia. Foi um marco importantíssimo para o futebol de formação do clube, quer ao nível da organização de processos, normas, reforço de recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes.

- PUB -

 

Para atingir a certificação o clube teve que cumprir alguns requisitos exigidos. Isso não constituiu grande obstáculo?

Começo por citar uma frase de Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Quando iniciámos este processo no início da época 2018/2019, definimos um caminho e traçámos o respectivo plano. Em virtude de ser um processo complexo e que abrange diversas áreas o clube escolheu as pessoas, para que cada uma na sua área, com a sua experiência e conhecimento, fosse ao encontro dos requisitos exigidos, para alcançarmos o objectivo final que passava pela obtenção da certificação. Com um trabalho de equipa perfeito, a palavra obstáculo deixou de constar no dicionário do Grupo Desportivo de Alfarim e atingimos o objectivo a que nos tínhamos proposto.

 

Para a nova época desportiva, o GD Alfarim vai entregar um novo processo para avaliação. Qual é a intenção?

Depois da primeira certificação obtida como entidade formadora certificada e de analisarmos o que poderia ser melhorado e o que seria necessário, definimos uma estratégia para alcançar determinados parâmetros que nos levassem a criar mais e melhores condições para todos aqueles que queiram fazer parte deste clube. Para tal reformulámos alguns critérios, tais como, a nossa estrutura referente ao departamento médico, as linhas orientadoras de formação do clube, bem como a formação dos nossos recursos humanos em diversas áreas (saúde, treino, dirigismo). O principal objectivo para a candidatura já submetida em 26 de Junho de 2020, passa por alcançar uma melhor classificação como entidade formadora certificada.

 

O clube fica localizado numa zona algo distante dos grandes centros populacionais. Contudo, mesmo assim tem tido uma forte adesão de atletas?

É verdade, o clube apesar de estar deslocado dos grandes centros, tem tido uma boa dinâmica nestes últimos anos. Um encarregado de educação quando procura um clube para o seu educando é exigente e procura saber como funciona o processo e que condições têm para oferecer. Nestes últimos anos o feedback que chega diz-nos que estamos no caminho certo. A outra parte que complementa o que referi anteriormente, são as pessoas, costumo dizer que temos os melhores treinadores e directores do mundo, os melhores massagistas, nutricionista, psicólogos e tantos outros dentro de um projecto formador em que não olhamos apenas para o resultado desportivo.

 

O clube proporciona boas condições de trabalho tanto a técnicos como a jogadores. Nos dias de hoje são factores importantes?

O projecto do GD Alfarim assenta na formação global da criança, nesse sentido é necessário dar as maiores e melhores condições a todos aqueles que frequentam o clube. Além dos recursos humanos já referidos temos uma médica responsável por um departamento que inclui enfermeira, fisioterapeuta, massagista e recursos humanos formados em cuidados básicos de saúde e primeiros socorros, temos um responsável pelo acompanhamento escolar que faz a ponte entre clube e estabelecimentos de ensino, temos um responsável pela área da ética e da integridade, um elemento que gere toda a comunicação e muitos outros elementos que ao perceberem que existe uma linha orientadora na formação global da criança/jovem, quiseram juntar-se a uma estrutura que cresce de ano para ano.

 

Quais são na globalidade os objectivos do GD Alfarim para a época de 2020/2021, no que respeita à formação?

O principal objectivo do futebol de formação do GD Alfarim actualmente visa contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento físico, motor, psicológico e social dos nossos atletas. Estamos convictos de que o desenvolvimento conjunto destes factores, nos levará a formar “Homens” que contribuam para um mundo melhor e que naturalmente, no final da sua etapa formativa, integrem a equipa sénior do GD Alfarim e que continuem a praticar a modalidade com alegria.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -