26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoGD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de...

GD Alfarim é o único clube certificado para formação no concelho de Sesimbra

Federação de Futebol reconhece clube como entidade formadora

 

- PUB -

O Grupo Desportivo de Alfarim tem vindo a desenvolver excelente trabalho a nível do futebol de formação e isso foi inteiramente reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol com a atribuição do certificado como entidade formadora, para grande satisfação dos seus dirigentes por se tratar do primeiro clube do concelho a receber tal distinção.

 

Vítor Cruz, vice-presidente do clube e director da entidade formadora, em entrevista ao “Setubalense” revela todos os pormenores sobre o projecto que se apresenta bastante aliciante, tanto para formadores como para formandos.

- PUB -

 

O GD Alfarim é ao nível da formação a única entidade formadora certificada do Concelho de Sesimbra. Que significado tem isto para o clube?

É verdade, no concelho de Sesimbra actualmente é o único clube certificado como entidade formadora pela Federação Portuguesa de Futebol. A certificação tem como objectivo melhorar o trabalho na formação de atletas, pessoal, social e desportivo que os clubes desempenham no seu dia-a-dia. Foi um marco importantíssimo para o futebol de formação do clube, quer ao nível da organização de processos, normas, reforço de recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes.

- PUB -

 

Para atingir a certificação o clube teve que cumprir alguns requisitos exigidos. Isso não constituiu grande obstáculo?

Começo por citar uma frase de Fernando Pessoa “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Quando iniciámos este processo no início da época 2018/2019, definimos um caminho e traçámos o respectivo plano. Em virtude de ser um processo complexo e que abrange diversas áreas o clube escolheu as pessoas, para que cada uma na sua área, com a sua experiência e conhecimento, fosse ao encontro dos requisitos exigidos, para alcançarmos o objectivo final que passava pela obtenção da certificação. Com um trabalho de equipa perfeito, a palavra obstáculo deixou de constar no dicionário do Grupo Desportivo de Alfarim e atingimos o objectivo a que nos tínhamos proposto.

 

Para a nova época desportiva, o GD Alfarim vai entregar um novo processo para avaliação. Qual é a intenção?

Depois da primeira certificação obtida como entidade formadora certificada e de analisarmos o que poderia ser melhorado e o que seria necessário, definimos uma estratégia para alcançar determinados parâmetros que nos levassem a criar mais e melhores condições para todos aqueles que queiram fazer parte deste clube. Para tal reformulámos alguns critérios, tais como, a nossa estrutura referente ao departamento médico, as linhas orientadoras de formação do clube, bem como a formação dos nossos recursos humanos em diversas áreas (saúde, treino, dirigismo). O principal objectivo para a candidatura já submetida em 26 de Junho de 2020, passa por alcançar uma melhor classificação como entidade formadora certificada.

 

O clube fica localizado numa zona algo distante dos grandes centros populacionais. Contudo, mesmo assim tem tido uma forte adesão de atletas?

É verdade, o clube apesar de estar deslocado dos grandes centros, tem tido uma boa dinâmica nestes últimos anos. Um encarregado de educação quando procura um clube para o seu educando é exigente e procura saber como funciona o processo e que condições têm para oferecer. Nestes últimos anos o feedback que chega diz-nos que estamos no caminho certo. A outra parte que complementa o que referi anteriormente, são as pessoas, costumo dizer que temos os melhores treinadores e directores do mundo, os melhores massagistas, nutricionista, psicólogos e tantos outros dentro de um projecto formador em que não olhamos apenas para o resultado desportivo.

 

O clube proporciona boas condições de trabalho tanto a técnicos como a jogadores. Nos dias de hoje são factores importantes?

O projecto do GD Alfarim assenta na formação global da criança, nesse sentido é necessário dar as maiores e melhores condições a todos aqueles que frequentam o clube. Além dos recursos humanos já referidos temos uma médica responsável por um departamento que inclui enfermeira, fisioterapeuta, massagista e recursos humanos formados em cuidados básicos de saúde e primeiros socorros, temos um responsável pelo acompanhamento escolar que faz a ponte entre clube e estabelecimentos de ensino, temos um responsável pela área da ética e da integridade, um elemento que gere toda a comunicação e muitos outros elementos que ao perceberem que existe uma linha orientadora na formação global da criança/jovem, quiseram juntar-se a uma estrutura que cresce de ano para ano.

 

Quais são na globalidade os objectivos do GD Alfarim para a época de 2020/2021, no que respeita à formação?

O principal objectivo do futebol de formação do GD Alfarim actualmente visa contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento físico, motor, psicológico e social dos nossos atletas. Estamos convictos de que o desenvolvimento conjunto destes factores, nos levará a formar “Homens” que contribuam para um mundo melhor e que naturalmente, no final da sua etapa formativa, integrem a equipa sénior do GD Alfarim e que continuem a praticar a modalidade com alegria.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -