26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesporto«O desafio é de risco mas vamos conseguir o objectivo de ficar...

«O desafio é de risco mas vamos conseguir o objectivo de ficar na I Liga»

Primeira das quatro finais do Vitória FC é hoje (21:15) no reduto do Aves

 

- PUB -

Lito Vidigal, treinador escolhido para liderar a equipa do Vitória FC nas derradeiras quatro jornadas da I Liga, acredita que a equipa vai conseguir atingir a permanência no final da época. Para ter sucesso, o técnico, de 50 anos, alerta para a necessidade de a equipa vencer já hoje, a partir das 21:15 horas, o duelo no reduto do Aves, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

“Temos um jogo muito importante, que será bastante difícil, e o que temos de ter em mente é unicamente vencer. Temos de dar o máximo para conquistar pontos. É difícil, sabemos que o momento é duro, mas se formos sérios, rigorosos e inteligentes, vamos conseguir ganhar e continuar na luta pelo nosso objectivo”, vaticinou na conferência de imprensa em que foi apresentado como timoneiro pelo presidente Paulo Gomes.

Em Lousada, cidade nortenha onde a equipa está a estagiar desde segunda-feira, o treinador salientou a importância de remarem todos para o mesmo lado. “Se sofrermos em conjunto, respeitando a grandeza e os adeptos do Vitória, pensando de forma colectiva e sentindo eu que os jogadores respeitam e querem muito que o clube continue no patamar máximo do futebol português, acredito que vamos conseguir”.

- PUB -

Quase ano e meio depois de ter deixado o comando dos setubalenses, Lito Vidigal admite não ter ficado indiferente ao facto de o Vitória ser um emblema que lhe diz muito. “Citando Miguel Torga, ‘maldito aquele que encontra os seus em dificuldades e não lhes estende a mão’. Eu estou aqui, sabendo da dificuldade que é este projecto. São quatro jogos, mas são só 20 dias e há muito pouco tempo para trabalhar. Felizmente conheço alguns dos jogadores, acredito neles e, acima de tudo, vim para cá para sofrer por eles e com eles”.

Questionado sobre o facto de a equipa estar há 12 jornadas sem vencer, o ex-treinador do Boavista é peremptório. “Não vale a pena pensar no passado. O desafio é de risco, mas tenho a confiança de que, puxando todos para o mesmo lado, vamos conseguir o objectivo que é ficar na I Liga”, disse, fazendo questão de deixar um apelo aos vitorianos.

“Este é um desafio colectivo. Aceitei-o pela grandeza do Vitória, que é um clube enorme, com uma massa adepta fantástica e neste momento temos de estar todos em sintonia: clube, cidade, vitorianos, jogadores, ‘staff’ e direcção. Se estivermos todos abraçados e no mesmo sentido, focados, a trabalhar e a transmitir energias positivas para os jogadores, vamos conseguir”.

- PUB -

Lito Vidigal escusou-se a comentar a notícia que dá conta de que não vai usufruir de um salário no clube, mas terá, isso sim, um prémio caso assegure o objectivo da permanência [n.d.r.: o jornal A Bola revela que o valor desse prémio é de 100 mil euros]. “O que é que o salário vale no momento que o Vitória está a passar? Não há dinheiro que pague, temos é de ter sorte e trabalhar para conseguirmos a permanência. O futuro é amanhã [quarta-feira] e temos de pensar no jogo difícil frente ao Desportivo das Aves. Não vale a pena fazer contas”.

“Todos os nomes apontaram para Lito”

O presidente Paulo Gomes esteve ao lado de Lito Vidigal na apresentação em Lousada, onde fez questão de explicar a razão da escolha do técnico. “Como estamos a poucas jornadas do fim, esta não poderia ser uma decisão do presidente. Como tal, ouvi muitas pessoas que estão na mesma luta, como os capitães, alguns jogadores, os treinadores residentes e os elementos da estrutura diretiva e do ‘staff’ da SAD. Conclusão: todos os nomes apontaram para a mesma pessoa”.

E acrescenta: “Convidar o Lito para este enorme desafio quando estava descansado na sua terra, em Elvas, sabendo nós que não é para todos ter aqui um treinador para fazer estas quatro jornadas e que é um treinador que esteve connosco há pouco tempo e que houve algumas inverdades que fizeram gerar ruído em torno da sua saída, eu só posso agradecer, eu e toda a estrutura, por ele ter dito “sim” a este enorme desafio, ao qual nós contamos, todos juntos e numa só voz, lutar por estas quatro jornadas que faltam”.

O dirigente reconheceu que a paragem na competição devido à pandemia da Covid-19 foi nefasta para a equipa. “Como sabem, antes da Covid-19 a nossa equipa estava bem instalada na tabela classificativa e a paragem não nos deu muita sorte. Esta segunda fase do campeonato não foi como gostaríamos que fosse e a ausência da nossa massa adepta no estádio tem sido uma dificuldade acrescida”.

Por considerar tratar-se de “um não assunto”, Paulo Gomes escusou-se a comentar as críticas recentes do ex-treinador Julio Velázquez que afirmou ter deixado o cargo por “não concordar com a maneira de gerir do presidente e da direcção em situações extra futebol” e por considerar que “não há a ambição e a vontade de crescer como o clube e os adeptos merecem”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -