19 Abril 2024, Sexta-feira
InícioDesportoDois boletins de voto na Assembleia Geral referendária do Vitória

Dois boletins de voto na Assembleia Geral referendária do Vitória

Haverá um voto verde e outro branco para as questões que vão ser colocadas aos sócios na AG de terça-feira.

Com o objectivo de esclarecer os associados do Vitória FC sobre a “Assembleia Geral referendária”, agendada para a próxima terça-feira (29 de Setembro), que vai deliberar sobre a aceitação da doação de terrenos feitos pela Câmara Municipal de Setúbal ao clube, a mesa da Assembleia Geral (MAG), liderada por Cândido Casimiro, emitiu um comunicado a dar conta da forma como vai decorrer a votação.

Na sessão extraordinária, que terá lugar entre as 10 e 20 horas na sala do Bingo, do Estádio do Bonfim, os sócios vão votar a aceitação da doação da Câmara Municipal de Setúbal ao clube, de 65 lotes de terrenos sitos em Praias do Sado, bem como se autorizam hipotecar os mesmos lotes de terreno, a favor da Autoridade Tributária (AT) para garantia de pagamento das dívidas fiscais do Vitória FC SAD.

Posto isto, esclarece o comunicado número 9, assinado por Cândido Casimiro, “haverá dois votos, um de cor verde e outro de cor branca”, sendo que “a pergunta que vai constar no voto verde é a seguinte: deve o Vitória Futebol Clube aceitar a doação da Câmara Municipal de Setúbal, de 65 lotes de terrenos sitos em Praias do Sado, ratificando a gestão do Presidente da Direcção na escritura de doação outorgada em 27 de Julho de 2020?”.

De modo a não gerar dúvidas, o comunicado enviado a O Setubalense – Diário da Região refere os efeitos do resultado da votação à primeira questão. “Se votar SIM, neste voto de cor verde, significa que o Vitória FC aceita a doação dos terrenos feita pela Câmara Municipal e os terrenos ficam sendo propriedade do clube, livres de ónus e encargos”. Ao invés, “se votar NÃO, os terrenos voltam a ser propriedade da Câmara Municipal”.

Quanto à segunda questão, que está a suscitar mais discussão no universo dos adeptos sadinos, a pergunta que vai constar no voto branco é a seguinte: “Aceita dar autorização à Direcção do Vitória FC para hipotecar os mesmos lotes de terreno, a favor da Fazenda Nacional (Autoridade Tributária) para garantia de pagamento das dívidas fiscais da VFC SAD, ratificando a gestão do presidente da Direcção na escritura outorgada no dia 27 de Julho de 2020?”.

Tal como fez em relação ao boletim de voto de cor verde, referente à primeira questão, a MAG explica o que sucede com cada um dos desfechos possíveis do sufrágio. “Se votar SIM os terrenos, se forem propriedade do clube, são dados de hipoteca à Fazenda Nacional (Autoridade Tributária/Finanças) como garantia de pagamento das dívidas da SAD, ficando este ónus registado e impedindo o clube de deles dispor livremente”.

Caso vença o “NÃO”, os terrenos, se a doação for aceite [na resposta à primeira pergunta colocada], ficam propriedade do clube e livres de ónus ou encargos”, lê-se no documento. O advogado Cândido Casimiro e a MAG a que preside finaliza o comunicado, frisando que os associados podem solicitar esclarecimentos adicionais. “Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas, bastando enviá-las para o correio electrónico [email protected], indicando o respectivo número de sócio.

Tal como vai acontecer mais tarde, na Assembleia Geral Eleitoral de 18 de Outubro, que irá eleger os novos órgãos sociais do Vitória, a MAG alerta para a necessidade de serem cumpridas as regras de segurança inerentes à situação que se vive devido à Covid-19. “Os associados estão obrigados a cumprir as regras estabelecidas pela Direcção Geral da Saúde, designadamente, o uso de máscara ou viseira, desinfeção das mãos à entrada do Bingo, havendo recusa de entrada no Bingo em caso de registo de temperatura superior a 37,5 graus, podendo ser repetida medição à mesma pessoa 10 minutos depois”.

Recolha de assinaturas para revisão de estatutos

A direcção do Grupo 1910, claque do Vitória, está desde a tarde de segunda-feira a “proceder à recolha de assinaturas com o intuito de solicitar ao presidente da mesa de Assembleia Geral do clube uma AG extraordinária, com carácter de urgência, com o ponto único de “discutir e votar a proposta para os novos estatutos do clube”, lê-se no texto publicado nas redes sociais da claque.

Os interessados em aderir à iniciativa poderão fazê-lo na Sede do São Domingos FC, no café “Novo Intervalo”, junto ao estádio do Bonfim, e no café “Fatia Dourada” no Monte Belo Norte. O Grupo 1910 sublinha que os signatários têm de ter as quotas em dia e que terão de marcar presença na AG caso esta venha a realizar-se, uma vez que a mesma só se realiza com a presença de dois terços dos sócios que assinaram o documento.

A direcção do Grupo 1910, que revela ter como objectivo entregar o documento nos próximos dias, agradece antecipadamente a todos os que queiram colaborar numa iniciativa, que, dizem, “visa apenas defender os interesses do Vitória FC”.

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu