26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 100020 Setubalenses 20 Artistas20 Setubalenses, 20 Artistas. Piedade Fernandes e o Fado criminalmente irresistível

20 Setubalenses, 20 Artistas. Piedade Fernandes e o Fado criminalmente irresistível

Depois de alguns meses dedicados apenas a produção regressamos com a voz de Piedade Fernandes, na tradição do fado setubalense e na mira da série La Casa de Papel

 

- PUB -

“Um casamento entre a série de televisão, La Casa de Papel, e a figura da fadista”. É assim que Piedade Fernandes vê o momento captado pela objectiva de Alex Gaspar.

O convite para participar no projecto “20 Setubalenses, 20 Artistas” surgiu ao encontro de “uma Piedade que estava algo esquecida pelo público setubalense e que reconquistou uma certa força quando, de repente, o ‘Fado Boémio e Vadio’ aparece tocado na TV”.

Entre tiros certeiros e momentos de adrenalina, ‘Fado Boémio Vádio’ tornou-se criminalmente irresistível. Marca de uma das cenas mais icónicas da série espanhola mundialmente aclamada, La Casa de Papel.

- PUB -

O momento trouxe à fadista setubalense, “uma força mais presente” e o regresso aos palcos que a pareciam ir esquecendo. “É natural que uma geração de artistas vá dando lugar a outra. Surgem novos rostos, novos talentos”, revela. Ainda assim, a voz de Piedade deixa no ar a tristeza de um fado onde o esquecimento tomou conta das coisas.

 

Fado, ele, um boémio vadio

- PUB -

 

“Há um fado que é cantado, há um outro que é sentido. Há um fado maltratado, outro que anda perdido. Há um fado que é saudade, outro que é alegria. O Fado não tem idade, será sempre companhia. Por ser boémio, vadio é como um navio, que chega à noitinha. Tomou-me conta da alma, tirou-me da calma, nem disse ao que vinha! Seja qual for o motivo, o fado está vivo, cá dentro de mim!”. Este é o famoso ‘Fado Boémio Vadio’ e poderia ser a história da carreira vivida, até agora, por Piedade Fernandes.

Em 1994 a fadista conquistou o quarto lugar no Festival da Canção e entrou no estrelato como grande intérprete. Dois anos depois, o tema ‘Fado Boémio e Vadio’ chegou à carreira de Piedade Fernandes gravado com música de Nuno Nazareth Fernandes e letra de Henrique Amoroso. E, em 1998, o sucesso deste fado desafiante estourou com o álbum ‘Alto Mar’. O último lançado pela fadista.

Hoje, Piedade Fernandes vive entre a música, a dedicação à vida empresarial liga ao turismo e as aulas enquanto professora de Educação Visual.

Pelo caminho das cenas e canções que compõem a sua carreira,  a fadista recorda tempos em que “o Fado era muito vivido em Setúbal”. Depois, ficou “algo esquecido”, até ser recuperado por uma nova geração de fadistas, “com força, garra e muita alma”. Artistas que afirmam a sua música “numa cidade que sabe receber a arte, apenas deve valorizar mais o que tem dentro de portas”.

 

Fotografia: Alex Gaspar

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -