26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 100020 Setubalenses 20 Artistas20 Setubalenses, 20 Artistas. Mara Guerreiro: “Lutar pelo que queremos e deixar...

20 Setubalenses, 20 Artistas. Mara Guerreiro: “Lutar pelo que queremos e deixar fluir a vida”

Os nossos “20 Setubalenses, 20 Artistas” seguem persistentes e lutadores. Esta semana regressamos ao palco do Teatro com as mil expressões do clown na arte e nos sonhos da arte, pelos quais Mara Guerreiro não desiste de lutar

 

- PUB -

“Aqui estão quase 20 anos de trabalho. E a essência do clown, navegante das emoções”, apresenta Mara Guerreiro, actriz de um tempo em que o teatro “ainda é um mistério para o público”.

Mas, isso não é um obstáculo para a performer. Pelo contrário, é mais um motivo para “desafiar a vida e a arte”.

Na sua alma de clown e no rosto de mil expressões está a mensagem de que “é importante lutar pelo que queremos, mas também é importante deixar fluir a vida. Deixar que ela nos leve para onde tem que levar”. Afinal, no fim, o teatro é assim, dono de uma magia que “deixa as coisas acontecerem naturalmente”.

- PUB -

Este é a Mara que acredita que a Arte, seja ela qual for, deve acontecer sempre ‘fora da caixa’. Inovadora. Aliás esse é o conceito da arte. Criar sempre algo novo a partir de cada momento único, que não se volta a repetir.

Uma Mara que tem sonhado desde sempre com o percurso no teatro e nas artes performativas e que “não desiste de lutar”.

 

- PUB -

Arte com resistência

 

No mundo em que as cenas deviam acontecer no palco da vida naturalmente, Mara assume que a Arte “tem sido um percurso difícil e precário”. Um percurso que, “infelizmente, é a condição de muitos artistas”.

Se esse é um motivo para colocar barreiras no caminho, Mara Guerreiro desafia que “não”. E acredita, “quando as coisas são feitas com amor e persistência, acontecem”.

Quanto ao modo como a cidade deixa as coisas acontecerem, a Arte é outra. “Começa a existir cada vez mais abertura para novos projectos”, contudo, “ainda existe resistência. Cabe a nós, artistas, encontrar estratégias para cativar o público”.

 

Foto: Alex Gaspar

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -