19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioEdição 100020 Setubalenses 20 Artistas20 Setubalenses, 20 Artistas. Sofia Rodrigues: “Ego, sombra e sexualidade sem pudores...

20 Setubalenses, 20 Artistas. Sofia Rodrigues: “Ego, sombra e sexualidade sem pudores e sem tabus”

A Arte e a Ciência unidas revelam o melhor e o pior de cada um de nós. Deitam por terra tabus e reconstroem personalidades

 

- PUB -

“A liberdade da escolha foi do fotógrafo” e eis que surge assim o resultado de algo “bastante espontâneo que traduz o corpo, a dança e a cenografia”. Três elementos que traduzem o trabalho da cenógrafa Sofia Rodrigues.

O momento da fotografia foi de descontracção e reflexão “sobre o trabalho realizado ao nível de performance do corpo e do actor”. Um percurso artístico de muitas expressões.

“Esta imagem capta o que tenho estado a aprender com o trabalho de corpo, principalmente ao nível de actor na República Checa, com a Academia das Artes Performativas”.

- PUB -

 

Ciência & Arte

 

- PUB -

Na República Chega, Sofia Rodrigues começou a desenvolver a técnica “interacting with the inner partner”, na tradução livre “interacção com o parceiro oculto”. Uma abordagem à Arte Terapia, que aborda a dificuldade que temos em expor-nos perante os outros. “Quase uma terapia de auto-ajuda com as caretas que fazemos ao espelho e se nós conseguimos fazê-las perante outras pessoas”.

A técnica está a ser desenvolvida pelo reconhecido professor de teatro Ivan Vyskočil “que trabalha essencialmente Corpo, Emoção, Sentimento” e confronta os participantes com aquilo que consideram as suas piores expressões e sentimentos.

“De uma maneira muito respeitosa através da abordagem à sociologia e à psicologia cada participante é desmascarado de dentro para fora, confrontado com aquilo que considera as suas piores características. O que nos assusta no Ego, Sombra e Sexualidade é desmistificado sem pudores e sem tabus”, reflecte Sofia Rodrigues.

Uma união de forças entre expressão artística, psicologia e antropologia que leva ao par multidisciplinar mais desejado: Ciência & Arte.

 

Setúbal e os seus palcos

 

Sobre o papel de Setúbal na Arte, a cenógrafa considera que começa a dar oportunidades a pessoas de entrarem no ramo. Contudo aponta que “ainda temos uma cidade muito pequenina, concentrada em companhias residentes. Uma concentração em trabalho que se faz há muito anos”.

Para a artista este é o momento de “uma nova lavagem para que surjam oportunidades dedicadas às pessoas que entram agora na área que querem mostrar o seu trabalho e continuar a desenvolver coisas novas”.

Um trabalho sobre o qual Sofia Rodrigues comenta “não tem fim” e quando olha para traz pensa, “já está a ficar desactualizado. É preciso recriar e crescer”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -