19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioEdição 100020 Setubalenses 20 Artistas20 Setubalenses, 20 Artistas. Inês Pereira: “O Fado nasceu comigo”

20 Setubalenses, 20 Artistas. Inês Pereira: “O Fado nasceu comigo”

A exposição de fotografia “20 Setubalenses, 20 Artistas” da autoria de Alex Gaspar, com textos de Ana Martins Ventura, está patente no auditório da Casa do Largo, em Setúbal, até dia 4 de Fevereiro.
Hoje, na rúbrica homónima, O Setubalense destaca a fadista e madrinha de marchas populares, Inês Pereira.

 

- PUB -

Descontraída, na ligação entre o pessoal e o profissional, a fadista setubalense, Madrinha de Marchas Populares, posou para a objectiva de Alex Gaspar “tal como é e sem receios”.

É jovem, mas o seu percurso na música conta com 20 anos e tem sido o que esperava. “Nem difícil, nem fácil. Nem rápido, nem lento. Conforme as minhas pernas” revela.

“O Fado nasceu comigo. Foi assim desde que me lembro. Eu começava a cantar e a música acontecia. Estava dentro de mim”.

- PUB -

Aos 15 anos Inês Pereira começou a actuar em palco e aos 18 seguiu os passos de outros músicos de Setúbal, que procuravam ir além no Fado, em Lisboa. Lugar onde a participação em concursos abriu novas portas e trouxe novas ligações.

“No Fado encontramos muita gente a cantar maravilhosamente e encontramos também muito companheirismo”.

 

- PUB -

“Somos só nós e a nossa voz”

 

A música também levou Inês Pereira às Marchas Populares de Setúbal. Madrinha da União Desportiva e Recreativa das Pontes, do Núcleo Bicross, do Clube Recreativo de Palhavã e Madrinha das Madrinhas. Quando entra na avenida para segurar a marcha o sentimento é inexplicável. “Durante 25 minutos não existe mais nada. Somos só nós e a nossa voz”.

Do futuro a fadista espera a gravação do primeiro álbum enquanto profissional. E na dedicação ao presente vai continuar a abraçar o Fado e as Marchas. Entre estes 20 artistas setubalenses sente “um grande orgulho e gratidão, por ter sido escolhida entre tantas vozes” e por estar ao lado da sua madrinha. “Celina da Piedade”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -