28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos e Figuras do Distrito 2018

Factos e Figuras do Distrito 2018

FIGURA DO DISTRITO

- PUB -

 Lídia Sequeira

 

Porto, porto e meio

Faz reserva da idade, mas não consegue esconder as convicções muito vincadas e o fortíssimo sentido de orientação para a visão estratégica.

Maria Lídia Ferreira, Sequeira, licenciada em Economia, especialista em transportes, gestora pública reconhecida, com vasto currículo, é reservada, mas, quando tem que falar, fala com a propriedade do conhecimento e experiência dos velhos sábios.

- PUB -

Foi activista sindical e até simpatizante da UDP no pós-25 de Abril.

Poucas pessoas tiveram em 2018 tanta influência e impacto como ela na região de Setúbal. A acção de Lídia Sequeira atinge toda a península, com implicações fortes e directas de Setúbal ao Barreiro.

Como presidente da Administração do Porto de Lisboa, que é dona do projecto do Terminal de Contentores do Barreiro, mantém a cidade e o concelho, com tão relevante vocação industrial, suspensa dos avanços e recuos do processo. Entre os primeiros e os segundos estudos de impacte ambiental e localizações, mudaram-se posições partidárias, refizeram-se projectos e reformularam-se muitos aspectos dos instrumentos de planeamento em construção. Quando Lídia Sequeira toma uma decisão, o terreno político e económico treme no Barreiro.

- PUB -

Em Setúbal a sua acção é ainda mais sentida e o seu nome ficou bem mais conhecido no ano passado.

O Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas aos Porto de Setúbal, um investimento de 25 milhões de euros para que a cidade tenha “um novo porto”, como diz, geraram a maior reacção social dos últimos anos no concelho. O medo do que as dragagens possam estragar no Estuário do Sado e no Parque Marinho Luís Saldanha, ofuscou o brilho da prosperidade que o projecto promete. Lídia Sequeira mostrou estratégia, prioridades bem definidas e acenou como a nova marina ligada ao Cais 33 e até com um terminal de cruzeiros, mas nem essa perspetiva de sonho convenceu toda a gente.

Além disto, a experiente gestora conheceu em 2018 o amargo gosto do “seu porto” paralisado pela luta laboral. Foi vitima no Porto de Setúbal, o ano passado, da precariedade quase total do trabalho portuário, um modelo de que os sindicatos dos estivadores a acusam de ter sido a criadora, quando passou pela Administração do Porto de Sines.

Esse problema está, pelo menos por agora, arrumado. Permanece a polémica das obras do porto de Setúbal e a incerteza do terminal no Barreiro.

A história dirá como a firmeza, quase teimosia, de Lídia Sequeira ficará gravada no cimento dos anos. Porto, porto e meio?

 

FACTO DO ANO

Novo passe Social a 40 euros revoluciona transportes

 

Em Outubro de 2018, o Governo e a Área Metropolitana de Lisboa (AML) anunciaram o lançamento do Passe Social Intermodal com um custo individual fixo de 40 euros e um máximo de 80 para famílias, numa decisão política inédita e de profundo impacto na vida de muitos milhares de pessoas de toda a região.

Um novo título de transporte, aprovado pelos 18 autarcas dos municípios da AML, surgia assim com a marca “Carris Metropolitana” e a expectativa de permitir aos utentes circular em qualquer tipo de transporte público de passageiros, desde os operadores ferroviários, como a CP e Fertagus; aos operadores fluviais, como a Soflusa e Transtejo. Sem esquecer o Metro e as carreiras rodoviárias urbanas e interurbanas.

Quanto à aplicação do passe, na península de Setúbal foi confirmado que abrangeria 9 municípios: Almada, Alcochete, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Seixal e Setúbal. Com o Governo a garantir que a medida entraria em vigor a 1 de Abril de 2019.

Os autarcas exultaram com a medida. A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, por exemplo, destacou-a como contributo para fixar mais população nos municípios da península e melhorar a qualidade de vida. Contudo, os autarcas mantém a preocupação sobre o modo como os municípios podem ser compensados financeiramente, tendo em conta que o exige às autarquias da península, por ora, um investimento total de 30 milhões de euros por ano.

Categoria POLÍTICA

Categoria SOCIEDADE

Categoria ECONOMIA

Categoria DESPORTO

Concelho de ALCÁCER DO SAL

Concelho de ALCOCHETE

Concelho de ALMADA

Concelho do BARREIRO

Concelho de GRÂNDOLA

Concelho de MOITA

Concelho de MONTIJO

Concelho de PALMELA

Concelho de SANTIAGO DO CACÉM

Concelho do SEIXAL

Concelho de SESIMBRA

Concelho de SETÚBAL

Concelho de SINES

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -