26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000500 maiores 2017Um motor para a economia local e nacional

Um motor para a economia local e nacional

Desde que a bebida mais famosa do mundo começou a ser produzida na fábrica de Azeitão começou de imediato a liderar o mercado nacional. Para a economia local, entre outras dinâmicas, tem contribuído com a criação de postos de trabalho 

- PUB -

 

A história da Coca-Cola em Portugal passa obrigatoriamente pelo distrito de Setúbal, mais concretamente pela fábrica de Azeitão que está a celebrar este ano o 40.º aniversário de laboração. Uma unidade que a marca da bebida mais famosa do mundo considera “um importante motor da economia local e nacional, no que diz respeito à criação de emprego e à capacidade de produção”. Mas também “devido ao seu forte envolvimento com a sociedade portuguesa”, o que lhe concede “um lugar de destaque no Top das maiores empresas do Distrito de Setúbal”.

Desde a chegada a Portugal tem-se afirmado como uma empresa de referência no país, e a Coca-Cola European Partners (CCEP) assume que “continua a investir no mercado português”, como demonstra a nomeação, pela primeira vez este ano, de um country manager para Portugal e o investimento em curso “de 1,5 milhões de euros na melhoria das oito linhas de montagem”.

- PUB -

Em Portugal, mediante a gestão responsável do negócio e das marcas, a CCEP está a tomar medidas cada vez mais sustentáveis para assim “contribuir para a construção de um futuro melhor, pelas pessoas e pelo planeta”. A estratégia de sustentabilidade da marca está definida no “Avançamos”, trata-se de um roteiro de “ambiciosos compromissos e objectivos relativos a bebidas, embalagens e apoio às comunidades locais, com horizonte até 2015”.

Relativamente às bebidas, a meta consiste em “reduzir o teor de açúcar e de calorias. Por exemplo, entre 2010 e 2017 já se reduziu em 19,1%”. Quanto a embalagens, o compromisso é de “recolher o equivalente a 100% das embalagens colocadas no mercado e que todas sejam recicladas”.

Além disso, refere a marca, que a estratégia de sustentabilidade contempla ainda “acções no âmbito da sociedade, que promovam uma cultura diversa e inclusiva no negócio e programas que melhorem a empregabilidade e a capacitação dos jovens e mulheres”.

- PUB -

Estas acções “prioritárias” são apoiadas em áreas do negócio como a “gestão responsável da água, a redução de emissões e uso de energias renováveis e a sustentabilidade na cadeia de abastecimento.

A Fábrica de Azeitão e as marcas de sucesso

A inauguração da unidade de Azeitão, em 1978, resultou depois de intensas negociações entre o empresário Sérgio Geraldes Barba e o príncipe russo Makinsky, relações públicas da Coca-Cola na Europa. O acordo foi alcançado em 1977 com a constituição da Refrige – Sociedade Industrial de Refrigerantes SA, a concessionária da Coca-Cola para Portugal Continental.

A distribuição estende-se, ainda em 1978, aos Açores e à Madeira. Logo na década de 80 a Coca-Cola continua a sua expansão em Portugal e lança novos produtos: Sprite (1981), Fanta Laranja (1983), Coca-Cola sem Cafeína (1984) e Coca-Cola Light (1988). Mais tarde chega o Nestea, e depois o Nordic Mist (2002), o Powerade e o Burn (2003).

Tudo isto devido à “preocupação constante de se adaptar à evolução das exigências dos consumidores actuais”.

Com a celebração dos 30 anos em Portugal, em 2007, são lançadas as marcas Coca-Cola Zero e Aquarius, e dois anos depois os sumos de fruta Minute Maid e a Coca-Cola Zero sem Cafeína.

A marca continua na vanguarda da produção e comercialização de novas categorias de bebidas, além dos refrigerantes. Exemplo disso são os produtos orgânicos e biológicos. Nessa linha, recentemente foram lançados no mercado o Honest Tea (chá biológico) e o Appletiser, uma bebida de 100% de maçã.

Líder na Europa no sector de grande consumo

Actualmente a CCEP é uma empresa líder na Europa no sector de grande consumo que produz, distribui e comercializa uma vasta gama de bebidas não alcoólicas, sendo o maior engarrafador independente da Coca-Cola do mundo no que se refere às receitas. Presta serviço a uma população de mais de 300 milhões de pessoas em 13 países da Europa Ocidental.

Espanha, Portugal e Andorra constituem a divisão ibérica da Coca-Cola European Partners, com uma equipa de mais de 4 400 empregados, servindo 400.000 clientes e um total de 143 milhões de consumidores, dos quais 85 milhões são turistas.

A divisão ibérica da CCEP comercializa em Portugal 13 marcas diferentes, com mais de 50 produtos e mais de 130 referências. No território nacional, conta com uma fábrica de refrigerantes, 8 linhas de produção e 250 milhões de litros produzidos anualmente.

Voltar às 500 Maiores Empresas

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -