27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSanta Casa da Misericórdia de Grândola, com 452 anos, é das mais...

Santa Casa da Misericórdia de Grândola, com 452 anos, é das mais antigas do país

Pavilhão multiusos projectado para a Misericórdia recebeu distinção internacional

 

- PUB -

Ao longo da sua história, com mais de seis séculos, contam-se aos milhares as pessoas que viveram no território do concelho de Grândola e contribuíram para o seu desenvolvimento. Tal como as pessoas, individualmente, também as instituições, no seu todo.

A Santa Casa da Misericórdia de Grândola, fundada a 23 de Julho de 1568, é uma das mais antigas instituições do país e “uma confraria virada essencialmente para o domínio assistencial à população idosa e carenciada”, com a missão de prestar o melhor serviço aos idosos, aos grandolenses e a toda a comunidade.

Actuando de forma concertada e integrada na comunidade onde se insere, a Misericórdia de Grândola apoia diariamente cerca de 200 pessoas e será sempre, nas palavras do seu provedor, Horácio Carvalho Pereira, “um apoio para aqueles que mais necessitam”.
Presta, cria e desenvolve serviços nas áreas sociais e da saúde nas suas valências de lar, centro de dia, cantina social e serviços médicos, adequadas às necessidades da população, a fim de promover a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana.
Para além disto, tem ainda a rede local de intervenção social, através da qual é dada uma resposta de atendimento e acompanhamento social de famílias mais vulneráveis socialmente, e estabelece acordos com a Segurança Social e com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

- PUB -

Centro de Convívio Irene Aleixo distinguido no ECOLA Award 2019

Em 2019, o Centro de Convívio Irene Aleixo, da Santa Casa da Misericórdia de Grândola recebeu um prémio na categoria Novos Edifícios no âmbito do ECOLA Award – European Conference of Leading Architects, que teve lugar em Stühlingen, na Alemanha.
O projecto do atelier do arquitecto Manuel Aires Monteiro, que contempla um pavilhão amplo com um espaço multiusos que serve para a realização de todos os eventos da Santa Casa da Misericórdia de Grândola e alberga mais de duas centenas de pessoas, foi inaugurado em 23 de Julho de 2018, data em que a Misericórdia de Grândola comemorou 450 anos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -