28 Fevereiro 2021, Domingo
- PUB -
Início Dossiê Factos E Figuras Do Distrito 2018 Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de ALMADA

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de ALMADA

FIGURA DO ANO

João Couvaneiro

- PUB -

 

A Promoção do Sucesso Educativo levou a Câmara de Almada a promover um conjunto vasto de iniciativas para levar os alunos a desenvolver hábitos e competências ao nível da leitura e escrita.

O desafio para que os municípios se envolvessem de forma pró-activa neste plano foi lançado pelo secretário de Estado da Educação, e o vereador João Couvaneiro, responsável por este sector no município, encabeçou a organização de várias medidas para levar os alunos a terem gosto pela leitura e gosto por aprender.

- PUB -

Licenciado em História e professor ligado a vários projectos de investigação e educativos, João Couvaneiro chegou a ser reconhecido como Apple Distinguished Educator e nomeado para o Global Teacher Prize em 2017. Interventivo a nível cívico e político, tomou a aposta de vincar a sua vocação para área da educação enquanto vereador e parece ter ligado mais o concelho às preocupações com a aprendizagem escolar.

 

FACTO DO ANO

Limpeza urbana ganha estatuto de preocupação principal

- PUB -

A limpeza urbana ganhou estatuto de preocupação principal para a população e foi reconhecida como tal pela actual gestão da Câmara de Almada e reflectida no Orçamento 2019, aprovado no final do ano, com a maior verba de sempre para este pelouro; 6 milhões de euros.

Com a vereadora responsável por este sector, Teodolinda Monteiro, a concordar que nem tudo tem estado bem na acção da limpeza urbana, foram surgindo protestos relativos a algumas zonas do concelho, inclusivamente sobre a falta de viaturas de recolha de lixo.

Falava-se então que das 23 viaturas deste tipo existentes ao serviço do município, apenas estariam nove operacionais. A titular da pasta da Higiene Urbana deu então saber que estava na calha a aquisição de oito viaturas para recolha de resíduos e sete para a limpeza urbana. Foi ainda anunciada a contratação de 70 funcionários para o quadro de cantoneiros e motoristas.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -