26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de ALMADA

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de ALMADA

FIGURA DO ANO

- PUB -

João Couvaneiro

 

A Promoção do Sucesso Educativo levou a Câmara de Almada a promover um conjunto vasto de iniciativas para levar os alunos a desenvolver hábitos e competências ao nível da leitura e escrita.

O desafio para que os municípios se envolvessem de forma pró-activa neste plano foi lançado pelo secretário de Estado da Educação, e o vereador João Couvaneiro, responsável por este sector no município, encabeçou a organização de várias medidas para levar os alunos a terem gosto pela leitura e gosto por aprender.

- PUB -

Licenciado em História e professor ligado a vários projectos de investigação e educativos, João Couvaneiro chegou a ser reconhecido como Apple Distinguished Educator e nomeado para o Global Teacher Prize em 2017. Interventivo a nível cívico e político, tomou a aposta de vincar a sua vocação para área da educação enquanto vereador e parece ter ligado mais o concelho às preocupações com a aprendizagem escolar.

 

FACTO DO ANO

- PUB -

Limpeza urbana ganha estatuto de preocupação principal

A limpeza urbana ganhou estatuto de preocupação principal para a população e foi reconhecida como tal pela actual gestão da Câmara de Almada e reflectida no Orçamento 2019, aprovado no final do ano, com a maior verba de sempre para este pelouro; 6 milhões de euros.

Com a vereadora responsável por este sector, Teodolinda Monteiro, a concordar que nem tudo tem estado bem na acção da limpeza urbana, foram surgindo protestos relativos a algumas zonas do concelho, inclusivamente sobre a falta de viaturas de recolha de lixo.

Falava-se então que das 23 viaturas deste tipo existentes ao serviço do município, apenas estariam nove operacionais. A titular da pasta da Higiene Urbana deu então saber que estava na calha a aquisição de oito viaturas para recolha de resíduos e sete para a limpeza urbana. Foi ainda anunciada a contratação de 70 funcionários para o quadro de cantoneiros e motoristas.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -