29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de SETÚBAL

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de SETÚBAL

FIGURA DO ANO

- PUB -

Pedro Dominguinhos

 

Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) desde 2014 foi eleito em Maio presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, por unanimidade, em reunião plenária deste órgão.

- PUB -

Com 46 anos, o ano de 2018 marca também a sua reeleição para mais um mandato de quatro anos à frente do IPS, instituição onde desde 2009 assume funções de professor coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais.

Licenciado em Gestão e mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, defende a afirmação do subsistema politécnico e o reforço da investigação através da procura de novas fontes de financiamento e promoção de metodologias pedagógicas.

Coloca a luta contra o abandono e insucesso escolar como um desígnio até 2030, mais ainda no distrito de Setúbal onde a diversidade económica e social é significativa. Para alcançar este objectivo, fala de um Pacto Territorial construído para melhorar resultados, uma estratégia já com projectos no terreno.

- PUB -

 

FACTO DO ANO

Câmara disciplina acesso às praias da Arrábida sob protestos

Em Maio a Câmara de Setúbal anunciou o plano “Arrábida Sem Carros” e proibiu o acesso de transporte individual às praias entre a Figueirinha e o Creiro a partir de 1 de Junho. Para a autarquia esta medida vinha acabar com o caos e falta de segurança nesta estrada durante a época balnear, mas começou por semear revolta entre a população.

O plano que apenas abria excepção a viaturas de residentes, viaturas de emergências e transportes públicos, impunha ainda o estacionamento pago na praia da Figueirinha. Por sua vez a autarquia montou uma rede de transportes públicos para as praias, mas esta opção não acalmou os descontentes.

Rapidamente os protestos circularam entre a população e partidos da oposição ao executivo comunista. A agitação continuou nas redes sociais e, em Junho, foi marcada uma manifestação frente à Câmara de Setúbal convocada pelo grupo “Praia na Praça”. Apesar de todos as reclamações, que envolveram os concessionários de praia a afirmar que o plano lhes condicionava o negócio, a estratégia “Arrábida Sem Carros” acabou por se cumprir.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -