26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEconomiaPresidente da Câmara visitou empresa acusada de poluir ambiente

Presidente da Câmara visitou empresa acusada de poluir ambiente

Moradores acusam a unidade de ter parado a produção para se preparar para a visita. Confirma-se que a unidade industrial não tem licença de exploração

 

- PUB -

Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, visitou, na manhã de ontem, a unidade fabril de decapagem e metalização, sita na Quinta das Laranjeiras, em Fernão Ferro, que tantas dores de cabeça tem causado à população, que acusa a empresa de não cumprir as normas ambientais.

O autarca, que se fez acompanhar da directora do departamento de Fiscalização da Câmara, tinha à sua espera, no acesso à unidade industrial, os presidentes da Junta de Freguesia de Fernão Ferro e da Comissão de Moradores da Quinta das Laranjeiras, Carlos Reis e Mário Santos, bem como alguns moradores descontentes. Estes mostravam-se desagrados pelo facto da empresa ter suspendido a laboração, certamente para “se preparar para esta visita e apagar os vestígios da laboração”.

Os moradores mais esclarecidos são de opinião que o licenciamento industrial, neste caso, é da competência do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, que se apoiará, inevitavelmente, num parecer da Câmara Municipal. Ora, segundo os mesmos, tal parecer não pode ser favorável, caso a autarquia não se desvie do respeito que deve ao PDM.

- PUB -

A deambulação de Joaquim Santos e de algumas pessoas selecionadas pela administração pela unidade de produção não foi demorada. E também não muito esclarecedora. O autarca, em conversa com os moradores, declarou que a administração lhe disse estar à espera da solicitada licença de exploração, pelo que não se encontra a laborar, o que contraria inúmeros testemunhos por nós recolhidos e o sentido da intervenções de moradores na última reunião de Câmara.

O presidente da Câmara explicou que a autarquia não tem competência nesta área, a qual recai nos ministérios da Economia e do Ambiente. Os moradores pediram a colaboração da autarquia. “Façam-nos chegar as vossas queixas, que nós respondemos e encaminhamo-las na direcção certa”, respondeu o autarca.

Uma coisa que não se vê

- PUB -

“Isto é uma coisa que não se vê, mas sente-se”, começou por dizer-nos Ermelinda Mestre, que habita a escassas dezenas de metros da unidade de decapagem. “Ultimamente eu, que tenho problemas de tiroide, tenho vómitos, diarreia, dores no peito. Um mal-estar geral. A minha mãe está a passar o mesmo. De manhã, sinto picadas na língua. Isto tem rebentado a boca a muita gente daqui. De vez em quando, cheira mal, mas é coisa leve”.

Diz quem viu que os trabalhadores da fábrica se protegem com fatos que parecem espaciais, o que explica a perigosidade do material que manipulam. O já referido Mário Santos, presidente da Comissão de Moradores, informou-nos que a “Quercus entendeu não estar hoje presente, mas garantiu que se vai empenhar no assunto”.

Um caso caricato

Após a visita do presidente da Câmara, a administração entendeu deixar entrar alguns moradores e um nosso companheiro de trabalho, mas barrou a entrada ao repórter de “O Setubalense”. Pretexto: não ter ouvido a administração aquando da feitura do artigo saído na última terça-feira sobre o assunto. Ora, tal não é verdade. Tentámos, na manhã e princípio da tarde de segunda-feira, contactar telefonicamente a empresa. Como ninguém atendesse, deixámos um pedido de contacto na caixa de mensagens. Além disso, fizemos o mesmo pedido, mas por escrito, na janela do portal que a empresa colocou na internet.

J.A.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -