20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEmpresasTasca do Xô Carlos leva sabores e sons portugueses à Travessa de...

Tasca do Xô Carlos leva sabores e sons portugueses à Travessa de São Cristovão

Nova petisqueira alia na petiscos e mariscos da tradição gastronómica portuguesa

A nova Tasca do Xô Carlos – Petiscos & Mariscos, inaugurada ontem, destaca um ambiente tradicional português, com produtos da região de Setúbal e Alentejo, desde o vinho, aos enchidos, queijos e entradas.

- PUB -

“Esta casa é um sonho de há muitos anos”, que o proprietário, Carlos, concretiza agora. “Os meus pais tinham um restaurante em Sines. Um espaço que era bastante reconhecido e eu sempre quis abrir o meu próprio espaço, com um ambiente intimista, onde pudesse receber os meus amigos com sabores bem portugueses”, conta o proprietário.

A eleição de pratos na Tasca do Xô Carlos vai para “os petiscos e o marisco”. Os enchidos alentejanos, os presuntos de pata negra, “e outras entradas tradicionais portuguesas que também fazem parte da ementa”.

Sabores entre os quais Carlos destaca “as azeitonas temperadas, a saladas de ovas e de polvo”. A par de outras novidades como a cenoura gulosa ou os pimentos gulosos. Contudo Carlos reforça “a ideia é manter a essência da cozinha tradicional, mesmo porque quero que os turistas que nos visitam conheçam o original dos sabores da nossa gastronomia”.

- PUB -

Nos pratos principais destaque para “o pica-pau, o prego de porco preto com maçã, e o ‘Prego Baleia’, servido em bolo do caco, com o naco do lombo de vaca a representar do elemento principal desta especialidade”.

A carta de vinhos desataca os setubalenses, mas também os alentejanos. “Uma vez que a nossa ementa aposta em produtos e receitas da região do Alentejo”.

Nos mariscos, Carlos destaca “o camarão selvagem, ao qual vamos dar primazia e outras receitas de família, sobre as quais fui descobrir os segredos, como as ‘Lulas Tic-Tic’ e os ‘Mexilhões à Ti Conceição’”.

- PUB -

Na doçaria destaque ainda para as tortas de Azeitão. “Vamos ter uma doceira que trabalha de modo artesanal, com a receita tradicional, a fabricar para nós esta iguaria da região”, revela Carlos. “Com este sabor tradicional vem o ‘Café Torto’. O nosso café servido com uma boa torta de Azeitão”.

 

Um espaço a pensar nos amigos e no mar

 

A decoração do espaço, com recurso a mobiliário em pinho e loiça de barro, evoca o que há de mais português. “Depois as redes, as lanternas e os peixes nas paredes, representam a história da família, ligada a Sines”, comenta o proprietário.

Os fados à quinta-feira, “de 15 em 15 dias” são um dos elementos chave para “atrair um público diversificado e adicionar ao espaço, para além da gastronomia, sonoridades bem portuguesas, na voz de fadistas, residentes, da região de Setúbal”.

No futuro Carlos espera ter Fado todas as semanas. “Com fadistas residentes a actuaram uma semana e Fado vadio na outra semana”. Nestes momentos de Fado vadio o “Xô Carlos” vai “convidar os fadistas de chuveiro” que estejam presentes a cantar para o público, “à boa maneira do Fado vadio lisboeta”.

 

B.I.

Nome: Tasca do Xô Carlos – Petiscos & Mariscos

Horário: Terça-feira a Sexta-feira, período de almoço, das 12h00 às 16h00, período de jantar das 18h30 às 23h00. Sábado, serviço contínuo das 12h00 às 23h00. Domingo apenas almoço, das 12h00 às 17h00

Espaço: Interior, 25 lugares. Exterior, 18 lugares

Morada: Travessa de São Cristovão, Nº4, 2900-610 Setúbal

Contactos: 265527198, 935101251

Online: www.tascadoxocarlos.com, www.facebook.com/tascasetubal/

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -