26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEmpresasEcoleva: Crescimento vertigino

Ecoleva: Crescimento vertigino

Acaba de comemorar apenas dois anos de actividade, mas a implementação no mercado tem sido fulgurante. Os números que reflectem a realidade no presente são notáveis. Mais espaços físicos, mais trabalhadores e uma facturação que ultrapassou o milhão de euros em 2018.

 

- PUB -

A Ecoleva nasceu em Agosto de 2017. Começou por trabalhar nas insolvências – uma das principais actividades (50%) até à data, a par das desmatações e limpezas de terrenos. Mas o raio de acção actual é vastíssimo (ver caixa).

Com sede e armazém no Montijo a empresa tem ainda mais dois espaços, um centro operacional no Parque Industrial Vale do Alecrim e um armazém no Penteado. Conta já com um elevado volume de negócio e clientes de referência. Tudo começou apenas com cinco pessoas, incluindo os dois sócios, Alexandre Mota (gestão) e Luís Rocha (operacional), que deram vida a este projecto. Ambos gerem hoje uma equipa com cerca de três centenas de trabalhadores. A Ecoleva trabalha todo o Distrito de Setúbal, mas já tem um posicionamento muito interessante a nível nacional.”Temos muito trabalho desde Alcochete até ao Algarve. Já tivemos algumas solicitações a norte de Lisboa mas de momento ainda não temos estrutura para aceitar trabalho fora da área onde actuamos”. Começou por revelar a O SETUBALENSE – DIÁRIO DA REGIÃO, Alexandre Mota.

 

- PUB -

Em pouco mais de dois anos o crescimento e implantação da empresa è altamente elogiável. Ao ponto, confessa o administrador da Ecoleva, “de ultrapassar todas as nossas melhores expectativas”. Recuando a 2017, o responsável pela gestão da empresa lembra que “começámos com poucos recursos financeiros. Conseguimos depois alguns administradores de insolvência que nos ajudaram a crescer e hoje das quase 4 mil empresas players, neste mercado, em Portugal  a Ecoleva ocupa a posição 31 o que para nós é muito satisfatório pois existem outras empresas de maior porte que estão ligadas a grandes multinacionais e com essas não nos podemos comparar. Mas para a estrutura que temos a Ecoleva, no ano passado, facturou 1.3 milhões de euros”.

 

“Das quase 4 mil empresas players, neste mercado, em Portugal  a Ecoleva ocupa a posição 31 o que para nós é muito satisfatório”

- PUB -

 

Muito destes dados devem-se à forma personalizada e responsável como a Ecoleva desenvolve o seu trabalho. “Tem a ver com rapidez e eficácia no trabalho, mas também, com a vertente acompanhamento. Trabalhamos sempre em conjunto com as autarquias, Protecção Civil e outros agentes para ver se está tudo em conformidade com o que nos foi solicitado”, pormenoriza Alexandre Mota.

 

No trabalho que desenvolve, no seio da Natureza, Alexandre Mota, realça o factor prevenção “Nós temos o cuidado desde logo com o fardamento dos nossos funcionários e a sinalização no local. No corte utilizamos disco que faz faísca e pode provocar um incêndio. Por isso nesses locais temos sempre uma carrinha de prevenção com um extintor e um depósito com mil litros de água”.

 

Na área cor business, as insolvências, destaca-se a sensibilidade para ajustar a atitude mediante as circunstâncias e os envolvidos. “É um trabalho ingrato que exige muita sensibilidade social porque encontramos muitas situações de pessoas e famílias carenciadas mas honestas. Posso dizer que já conseguimos, sempre em concordância com o administrador de insolvência, não arrombar a porta e deixar as pessoas a viverem nas casas por mais algum tempo, por vezes meses. Mas há o outro lado onde se exige firmeza. Tudo o que passa a ameaça a terceiros, como nós ou os administradores de insolvências, que não têm culpa nos erros cometidos pelas pessoas, a nossa atitude muda, não podemos facilitar. Temos acesso aos processos e já sabemos com o que contamos. Encontramos um pouco de tudo. Desde aquele que não pagou o IVA, ao individuo que anda de Ferrari e deve dinheiro a toda a gente”.

Para o futuro a ideia principal está bem assente:” Queremos crescer mas não a qualquer custo, queremos criar equipas que sejam auto-suficientes para as zonas onde vão trabalhar, esse é um objectivo operacional bem definido”.

 

“Encontramos um pouco de tudo. Desde o que não pagou o IVA, ao individuo que anda de Ferrari e deve dinheiro a toda a gente”.

 

BI:

Raio de acção impressionante

 

O fundamento principal da Ecoleva é “proteger e preservar o Meio ambiente, tentando criar hábitos saudáveis perante a população em geral”. Para tal desenvolve um conjunto de actividades que impressiona. A área de actual principal nesta fase de evolução da empresa é trabalhar com insolvências e outros fins; Gestão global de resíduos. Desmatação e Limpeza de Matas e afins. Limpeza de armazéns, Moradias e Apartamentos. Arrombamento e substituição de fechaduras. Vigilância e guarda de bens Imóveis de forma a que os mesmos, não sejam vandalizados e furtados. Reparações e pinturas em bens Imóveis. Criação de barreiras de forma a impedir o acesso de viaturas aos bens imóveis. Levantamento, transporte e guarda de bens móveis em armazém próprio de forma a que os mesmos não sejam vandalizados e furtados até a sua venda. Guarda das viaturas em armazém da Ecoleva. Limpezas, transportes e reciclagem de lixos e sucatas. Desmantelamento de edifícios, viaturas e barcos.

 

Por Luís Pestana

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -