19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioEmpresasGrupo Libertas não baixa os braços e assegura que não haverá despedimentos

Grupo Libertas não baixa os braços e assegura que não haverá despedimentos

O grupo, com forte presença no distrito de Setúbal, vai manter estratégia e investimentos previstos

 

- PUB -

Um dos maiores players do sector imobiliário em Portugal responde de forma objectiva à crise provocada pela COVID-19. O grupo vai manter, não só todos os postos de trabalho, como também o nível de investimento nos projectos imobiliários, no turismo e na agricultura com uma verba total de 80 milhões de euros. Uma posição reactiva que o grupo já havia tido por altura da crise do subprime em 2008.

Pascal Gonçalves, administrador do grupo Libertas, garante que “existe plena consciência das responsabilidades que a actividade acarreta junto de funcionários, técnicos e projectistas, sub-empreiteiros de construção civil, bancos e autarquias”. Tal como nos tempos difíceis da crise de 2008, “o grupo não vai agora baixar os braços”, salienta. “As nossas obras continuarão enquanto o governo entender que assim deve ser, pois temos como missão produzir riqueza para a economia nesta altura tão crítica”, acrescenta.

O administrador da empresa responsável por grandes projectos no distrito de Setúbal como a mega urbanização Quinta da Trindade, no Seixal, Tagus Bay e o Praia do Sal Resort, em Alcochete, entre outros, é peremptório ao garantir a estabilidade a vários níveis, junto de clientes, fornecedores e colaboradores: “Aos nossos clientes, queremos afirmar que dotámos os nossos projectos da estrutura financeira adequada através de financiamentos, vendas e capitais próprios para garantir a sua conclusão. Os nossos fornecedores receberão pontualmente os pagamentos acordados, como sempre aconteceu, tanto em período de crise como de bonança. Aos nossos funcionários, queremos expressar o nosso agradecimento pela sua capacidade de adaptação nestes dias difíceis, manifestando o nosso empenho, tal como na última crise, em preservar os postos de trabalho sem proceder a despedimentos mesmo que a magnitude da crise que se seguirá seja forte”.

- PUB -

A Libertas, responsável directamente por 160 colaboradores, a que se somam muitos outros indirectos, coloca assim a tónica na responsabilidade social e económica, sem abdicar da linha de sustentabilidade ambiental que é transversal aos vários projectos do grupo. O objectivo, define Pascal Gonçalves, é “dar a volta por cima numa perspectiva de médio/longo prazo e não ‘curtoprazista’”, garantindo que os planos são para manter, admitindo, porém, que face à crise “poderá resvalar em alguns meses um ou outro projecto ainda não iniciado”.

Pensando um pouco mais à frente a administração adianta que os projectos imobiliários futuros estarão ainda melhor adaptados a novas realidades, como por exemplo o teletrabalho.

“Estamos cientes de que o lar é um porto de abrigo não só da vida familiar, mas também da vida do trabalho”, frisa o administrador. “Isto sempre foi e continuará a ser umas das nossas grandes prioridades na construção. Mas o momento que todos vivemos também nos orienta para os projectos futuros”, reforça. Neste contexto, acrescenta, “o conselho de administração, os arquitectos, engenheiros, comerciais e de uma forma mais alargada, cada pessoa envolvida na génese de um projecto da Libertas, já estão a pensar nesta realidade para que as casas se tornem mais funcionais e ajustadas às mudanças sociais”.

- PUB -

Cinco projectos imobiliários em curso na Margem Sul

Em termos globais, actualmente, o grupo tem 20 projectos imobiliários em curso em Portugal: quatro em Lisboa, dois em Alcochete, três no Seixal, três em Albufeira, três em Faro, dois em Lagoa, dois em Pombal e um na Figueira da Foz.

O Grupo Libertas tem a sede na capital, Lisboa, mas o seu raio de acção estende-se a todo o país. É responsável por obras emblemáticas como o Unique Belém, Tagus Bay, Lux Primeat Benfica Stadium, Lux Garden em Faro, Albufeira Prime ou o River Terraces Pombal.

No distrito de Setúbal começa a deixar uma marca significativa; a mega-urbanização Quinta da Trindade, no Seixal, o Tagus Bay e o Praia do Sal Resort, em Alcochete e ainda uma quinta biológica de grandes dimensões no Poceirão, Palmela, são as principais referências.

Empresa acolhe médicos na luta à pandemia

O Grupo Libertas tem alinhado investimento de 10 milhões de euros para este ano na área do turismo, lembrando que já colocou várias unidades hoteleiras e de alojamento local à disposição dos poderes públicos, para albergar o corpo médico deslocado envolvido na luta contra a pandemia. Entre eles, o Hotel Alfoz que irá estar ocupado por médicos e enfermeiros, e também contaremos com o Upon Lisbon que albergará idosos com teste Covid negativo vindo de lares, de forma a não serem contaminados.

“Contribuiremos, em conjunto com todos os cidadãos portugueses, para a ultrapassagem da crise, por forma a permitir que Portugal regresse aos caminhos do progresso e do desenvolvimento, permitindo atingir novos limiares de bem-estar colectivo”, assegura Pascal Gonçalves.

Por Luís Pestana

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -