20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEmpresasTecnologia Siemens garante rendimento da Central Solar do Sado de Alcácer do...

Tecnologia Siemens garante rendimento da Central Solar do Sado de Alcácer do Sal

Projecto que entra em funcionamento já em Maio vai satisfazer consumo energético a metade do concelho

A Siemens vai colaborar com a Tecneira, que actua no sector das energias renováveis, no projecto da Central Solar do Sado, localizada no concelho de Alcácer do Sal, próximo do Carvalhal. Este projecto, que está a ser construído pela CME para a Tecneira, entrará em funcionamento já no próximo mês de Maio.

- PUB -

A central tem mais de 28 mil painéis solares fotovoltaicos espalhados por uma área de 40 hectares, com capacidade para produzir 29.484 megawatts (MWh) de energia por ano, o suficiente para abastecer 6.000 habitações, ou seja, em termos de consumo médio, será suficiente para satisfazer os consumos energéticos de quase metade do concelho de Alcácer do Sal.

A Siemens vai fornecer diversas tecnologias à Central Solar do Sado, incluindo os inversores de corrente centralizados e o sistema global de gestão de energia, também conhecido por PowerPlantControler, que permite conferir uma maior estabilidade e eficiência à infraestrutura. A empresa vai ainda fornecer o posto de seccionamento do parque fotovoltaico,que inclui os equipamentos de média tensão, a solução de controlo e comando, o sistema de contagem e os equipamentos de comunicação. O pacote inclui ainda o sistema de protecção, comando e controlo para interligação à rede.

Rui Leal, da SmartInfrastructureda Siemens Portugal, sublinha que “a utilização de energias renováveis em Portugal continua a crescer a um ritmo considerável” e as centrais de produção fotovoltaica “não são excepção, uma vez que evitam emissões de CO2 para a atmosfera e são cada vez mais competitivas”. Contudo, acrescenta “a sua utilização também coloca alguns desafios à rede. As tecnologias que vamos fornecer para a Central Solar do Sado vão conferir-lhe um melhor rendimento energético e permitir fazer uma integração mais inteligente desta infra-estrutura na rede eléctrica”.

- PUB -
Rui Leal, responsável de vendas da Smart Infrastructure da Siemens Portugal

Actualmente, destaca, a empresa está “a acompanhar mais de 20 projectos deste género, que estão em desenvolvimento do Algarve a Trás-os-Montes, o que demonstra o dinamismo que este sector tem em Portugal. Esta é também uma das áreas foco da empresa no país”.

Equipamento resistente às altas temperaturas do Verão alentejano

A Siemens vai fornecer à Central Solar do Sado três inversores de corrente centralizados, de 4,3 MVA de potência unitária, que, além de permitirem estabilizar a energia produzida e ligar a central à rede eléctrica, apresentam um rendimento de transformação muito elevado e um desempenho adaptado a altas temperaturas ambiente sem perderem eficiência.

- PUB -

Central solar que terá uma quantidade bastante substancial de horas de funcionamento com temperaturas superiores a 35ºC ao longo do ano.

Relativamente aosistema global de gestão, o PowerPlantControler, vai permitir controlar o funcionamento da central, em tempo real, adaptando-o às condições de radiação solar e de temperatura. Este sistema consegue ainda responder de forma rápida às condições técnicas de funcionamento definidas pelo Operador de Rede de Distribuição, maximizando a performance, bem como a fiabilidade e disponibilidade da central elétrica fotovoltaica.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -