28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalGreve na Amarsul mantém região sem recolha de ecopontos há três dias

Greve na Amarsul mantém região sem recolha de ecopontos há três dias

Esta sexta-feira cumpre-se segundo dia de greve e com adesão entre os 98 e os 100% no sector de recolha. Paralisação começou na quarta-feira e na quinta foi feriado. “Trabalhadores continuam firmes”, diz sindicato

O segundo dia de greve dos trabalhadores da Amarsul regista uma adesão entre os 98% e os 100% dos trabalhadores da área da recolha, não tendo saído nenhum camião para a rua nesta sexta-feira, revelou fonte sindical ao DIÁRIO DA REGIÃO.

- PUB -

A “greve continua com forte adesão” tendo o turno da noite registado uma paralisação de 98% e o turno da manhã, na recolha selectiva, atingido os 100%, disse esta manhã Joaquim Sousa, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

Segundo a mesma fonte, “não saiu nenhum carro para rua”, dos ecopontos de Setúbal, Palmela e Seixal, pelo que  não houve recolha de resíduos urbanos em nenhum dos oito municípios que detêm 49% do capital da empresa, afirmou na quarta-feira fonte sindical.

A paralisação atinge os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, todos os da Península de Setúbal com excepção de Almada.

- PUB -

Nos sectores de CVO  a adesão é de 100%, com serviços mínimos, e na triagem de 50%.

O sindicalista afirma que “a disposição dos trabalhadores continua firme na defesa do aumentos dos salários”.

Na quarta-feira, primeiro dia de grave, Joaquim Sousa já tinha dito que “a empresa sabe muito bem o que pretendemos e aquilo que estamos a pedir são migalhas quando comparado com os 6,8 milhões de euros que foram distribuídos pelos accionistas nos últimos dois anos”.

- PUB -

Os trabalhadores da Amarsul exigem aumentos salariais de 30 euros por cada trabalhador, mas a empresa oferece 21 euros para salários inferiores a 1.000 euros, 15 euros para trabalhadores com salários até 1.500 euros e 7,5 euros para os restantes.

A Amarsul já se afirmou surpreendida com a paralisação, tal como a Valorsul, na qual foram marcados os mesmos dois dias de greve.

As empresas referiram que decidiram aumentar os salários com efeitos retroactivos a Janeiro, privilegiando os trabalhadores com remunerações mais baixas.

Em Julho de 2015, a Amarsul e a Valorsul passaram a integrar o grupo Mota-Engil, por via da compra da Empresa Geral de Fomento (EGF), detentora de 51% do capital social da Amarsul.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -