27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalNavio-escola Sagres promete atrair milhares à Semana do Mar

Navio-escola Sagres promete atrair milhares à Semana do Mar

São esperados milhares de visitantes no navio mais emblemático da Marinha Portuguesa, que comemora 80 anos este mês e terá honras de fogo-de-artifício no sábado à noite. Iniciativas da Semana do Mar 2017 terminam no domingo

 

- PUB -

O Navio-Escola Sagres da Marinha Portuguesa entrou na barra do Porto de Setúbal ontem (quinta-feira) ao final da tarde, atracou no Cais 2 onde o esperavam centenas de pessoas e é lá que vai permanecer aberto a visitas públicas até ao próximo sábado, dia 7. O emblemático navio português, que comemora 80 anos no dia 30 de Outubro, é uma das atracções principais da Semana do Mar 2017, que celebra a relação da cidade com o rio e valoriza a economia do mar com música, street-food, visitas a navios e passeios de barco até domingo.

“Estamos a contar com muitos milhares de pessoas até domingo”, foi assim que o comandante António Camilo partilhou com o DIÁRIO DA REGIÃO as expectativas da Marinha sobre a adesão dos setubalenses e turistas às visitas ao navio-escola, atracado no Cais 2 do Porto de Setúbal pela quarta vez neste evento. Os representantes das entidades organizadoras do evento, a Câmara Municipal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foram recebidos a bordo com os habituais cumprimentos e com um cocktail festivo.

A chegada a Setúbal, pela beleza da paisagem e pelo facto de alguns membros da guarnição serem da cidade, teve para todos um gosto de especial. “Houve várias embarcações que nos acompanharam deste a entrada na barra e tínhamos milhares de pessoas a observar-nos, umas nas praias, outras nos pontos mais altos, e na praia de Albarquel. É um porto que nos recebe sempre bem e um anfiteatro belíssimo”, elogiou o comandante António Camilo.

- PUB -

Já guarnecido a nível logístico e ornamentado com luzes decorativas nos mastros, o navio abriu passagem às primeiras centenas de pessoas que tiveram curiosidade em pisar o convés desta que é uma verdadeira embaixada portuguesa por todo o mundo.

VISITAS. Os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Vera Cruz também podem ser visitados à noite.


Sagres, Creoula e o Santa Maria Manuela comemoram 80 anos

Os navios Creoula e Santa Maria Manuela, que tal como o Vera Cruz chegam esta sexta-feira para se juntarem ao Navio-Escola Sagres, comemoram 80 anos de existência no dia 30 de Outubro – foram lançados ao mar em 1937 – e “será provavelmente a primeira vez que três navios com 80 anos vão estar no mesmo porto”, segundo o comandante do navio Sagres.

- PUB -

A propósito da efeméride, haverá um espectáculo de fogo-de-artifício no sábado, às 22h, junto do Cais 2. Quem quiser visitar as embarcações pode fazê-lo, gratuitamente, durante sexta-feira, dia 6, das 16h às 23h e no sábado das 10h às 23h. No domingo, os quatro navios partem às 10h30. A iniciativa Veleiros ao Luar: Street Food & Music acontece sexta-feira e sábado das 10h às 00h e no domingo até às 13h, com animação musical à noite.

A Semana do Mar Setúbal 2017 proporciona ainda passeios de barco no rio Sado em embarcações tradicionais, nos dias 5, 6 e 7, com saídas às 10h30 e às 14h30. A iniciativa, gratuita, tem inscrições no site Visit Setúbal. Mais informações pelo telefone 265 545 010.

Baptismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, sexta-feira e sábado das 10h às 18h (inscrições no stand da APSS instalado no Cais 2) e experiências náuticas e baptismos de mar entre as 10h30 e as 16h00 (mediante inscrições em www.biocenter.pt; informações pelo contacto 969 455 033) fazem igualmente parte do programa da Semana do Mar 2017. O programa detalhado pode ser consultado aqui.

 

Fotografias: Câmara Municipal de Setúbal
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -