24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémCâmara de Santiago do Cacém admite assumir projeto da ESPAM

Câmara de Santiago do Cacém admite assumir projeto da ESPAM

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém foi recebido pela secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, no passado dia 4 de janeiro, a fim de encontrar uma solução para a Escola Secundária Padre António Macedo (ESPAM), em Vila Nova de Santo André, que carece de obras de melhoramento há vários anos.

- PUB -

Em cima da mesa a proposta do Governo, apresentada no início de 2017, em que assumia o projeto da obra, cabendo à Câmara Municipal comparticipar com o valor não financiado, ou seja 7,5% do montante previsto para a intervenção.

Na última reunião, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, foi transmitir a Alexandra Leitão que rejeita essa opção.

Fomos transmitir à secretária de Estado que não aceitamos essa proposta até porque não há projeto, sabemos apenas que há uma dotação financeira de 2,5 milhões de euros para fazer face a essa obra mas nem o Ministério, a Direção-Geral ou a Câmara Municipal, têm a noção dos custos das necessidades reais daquela escola, ou seja se a obra for superior a esse valor o valor da comparticipação começa a diminuir”, justificou Álvaro Beijinha.

- PUB -

Perante a recusa da autarquia, na mesma reunião foi proposto que a Câmara assuma o projeto ficando livre de comparticipar com 50 por cento do valor não financiado. 

Parece-nos uma proposta mais razoável mas queremos ainda perceber se temos capacidade interna para fazer o projeto e caso não exista quanto é que esses projetos custam, porque é um investimento ainda significativo. A reunião foi há poucos dias e vamos avaliar mas à partida não a rejeitamos”, admitiu o autarca.

Álvaro Beijinha recorda que há vários anos que a escola, com cerca de 680 alunos, carece de uma recuperação urgente e que a cada ano que passa acentua-se a degradação daquele estabelecimento de ensino.

- PUB -

Queremos que a escola seja intervencionada e devemos exigir ao Ministério da Educação e ao Governo essa responsabilidade”, acrescentou.

A decisão da autarquia vai ter de ser negociada no âmbito da CIMAL – uma vez que a verba é disponibilizada através da Comunidade Intermunicipal dos Municípios do Alentejo Litoral -, que por sua vez negociará com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Helga Nobre

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -