26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalCâmara vai transferir 300 mil euros para as juntas de freguesia

Câmara vai transferir 300 mil euros para as juntas de freguesia

Acordos de execução e contratos interadministrativos foram rubricados nos Paços do Concelho em reunião que juntou gestão CDU do executivo camarário e os presidentes das quatro juntas de freguesia do concelho

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai transferir cerca de 300 mil euros para as quatro juntas de freguesia do concelho, no âmbito da assinatura dos acordos de execução e dos contratos interadministrativos entre as partes. A assinatura dos documentos teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, na última terça-feira, juntando a gestão CDU do executivo camarário e os autarcas das juntas de freguesia da Comporta, Torrão, São Martinho e União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana.

“Tendo contado com a presença de todos os presidentes das juntas do concelho e executivo municipal permanente, o acto formaliza a delegação de competências da autarquia nestes órgãos, o que representa uma transferência de cerca de 300 mil euros da Câmara para os mesmos”, revelou a Câmara Municipal em nota de Imprensa.

“Estes instrumentos de gestão autárquica, consagrados por lei, são bastante importantes, pois vieram agilizar processos que poderiam demorar um pouco mais a ser resolvidos”, sustenta Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, citado na mesma nota. “As juntas de freguesia têm uma grande relação de proximidade com os munícipes e um conhecimento profundo da sua área de intervenção, pelo que faz todo o sentido delegar-lhes certas competências, para uma resposta mais célere e eficaz”, reforça Vítor Proença.

- PUB -

A autarquia lembra ainda que, no âmbito dos acordos de execução, dentro das respectivas áreas de circunscrição territorial, “as juntas de freguesia ficam responsáveis pelas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e respectiva manutenção do espaço envolvente”. Gerir e assegurar a manutenção de espaços verdes, assegurar a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, e gerir a ocupação de espaço público são outras das competências que ficam a cargo das juntas na sequência dos referidos acordos.

Já nos contratos interadministrativos, “são delegadas nas juntas as competências de licenciamento de vedações fora do perímetro urbano e apoio à educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico”. A Junta de Freguesia do Torrão “fica responsável pela limpeza de fontanários na sua área de intervenção”, sublinha o município a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -