27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaMuseu Naval conta memórias sobre a Lisnave

Museu Naval conta memórias sobre a Lisnave

O que foram os agora ex-estaleiros da maior indústria naval sedeada na região? O que alguns esqueceram e outros não sabem pode ser visto numa mostra em Cacilhas, bem junto ao Tejo 

 

- PUB -

A história da Lisnave na Margueira, desde a sua fundação em 1967 até à paragem dos estaleiros em 2000, vai ser contada através de uma exposição no Museu Naval, a ser inaugurada dia 15 e aberta ao público a 19.

O que foram e a importância dos agora ex-estaleiros de reparação naval é o tema desta mostra patente no espaço do Olho de Boi, Cacilhas. “Pórtico de Identidade. A Lisnave em Almada”, propõe um “percurso pela história recente do concelho de Almada feito a partir de um espaço industrial que persiste na memória colectiva dos almadenses”, desvenda a autarquia sobre a exposição”. E ainda ao vivo, ao correr da doca 13, o pórtico de 300 toneladas eleva-se como marco na paisagem urbana.

Nesta exposição é possível encontrar narrativas, imagens, objetos, notícias e acontecimentos que se cruzam e para os quais a comunidade foi chamada a contribuir com as suas experiências, histórias e memórias. A proposta é contar a história da Lisnave, dos seus trabalhadores, mas também se aponta para o futuro, para formas de repensar a cidade através do projecto Cidade da Água”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -