26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalO Natal já brilha em Setúbal

O Natal já brilha em Setúbal [fotos e vídeo]

Foram dezenas as pessoas que se juntaram sábado à tarde, apesar da chuva, para ver a chegada do Pai Natal e o momento de ligar as luzes da árvore de Natal gigante. Este ano o Setúbal Christmas Fest pisca também o olho aos turistas

 

- PUB -

Várias dezenas de pessoas marcaram presença no evento de inauguração do Setúbal Christmas Fest, um pouco por toda a Baixa da cidade, apesar do vento, chuva e frio que se fizeram sentir no sábado à tarde. O evento começou no Largo da Misericórdia com a chegada da figura do Pai Natal, acompanhado de uma fanfarra, continuou até ao Parque do Bonfim onde está montada uma “aldeia Natal” e terminou na Avenida Luísa Todi, ao final da tarde, com um concerto e inauguração das luzes da cidade, com destaque para a árvore de Natal gigante do grupo SKEP.

Pouco mais de três horas bastaram para os setubalenses ficarem a conhecer os principais atractivos do Natal deste ano, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, produzido pela Best Emotions e em associação com o grupo SKEP, que montou a árvore de Natal em frente ao prédio do Largo da Ribeira Velha. A estrutura tem 34 metros de comprimento – sendo inclusive maior que árvore de Natal montada em Lisboa – e está decorada com 48 mil luzes led brancas e amarelas e 240 metros de néon azul.

A restante iluminação de Natal da cidade foi, ao contrário do que tem sucedido, assumida pela autarquia, que angariou verbas dos lojistas que quiseram contribuir monetariamente. Apesar de a verba gasta ser menor que a do ano passado, há mais ruas iluminadas e em mais zonas da cidade, como por exemplo as ruas Guilherme Gomes Fernandes (conhecida rua dos bares), a avenida José Mourinho (em frente à lota) e a Rua Vasco da Gama (na Fonte Nova, bairro do Troino). As rotundas também ganharam luzes de Natal a desejar Boas Festas.

- PUB -


Natal chega ao Bonfim

Uma das novidades do Setúbal Christmas Fest é a o Natal no Parque, uma “aldeia Natal”” montada no centro do Parque do Bonfim, que até hoje nunca tinha recebido nenhuma iniciativa do género. Lá estão montados insufláveis, um circuito de arborismo, um carrossel mecânico, uma mini-roda gigante e uma pista de gelo coberta de 250 metros quadrados. Os preços para patinar variam entre os 3 e os 5 euros para períodos de 20 e de 50 minutos, respectivamente, para crianças até aos 12 anos. Maiores de 12 anos, incluindo adultos, pagam entre 4 e 6 euros para patinar 20 ou 50 minutos.

No Natal no Parque também há um comboio para fazer percursos pelo jardim do Bonfim, e cujas viagens para crianças até aos 12 anos custam 1 euro, enquanto, a partir dessa idade, os bilhetes têm o valor de 2 euros. O público infantil, a quem de destina a maioria das diversões, encontra ainda a Casa do Pai Natal (onde é possível tirar fotografias) e um palco coberto destinado a espectáculos.

- PUB -

Também há uma mini discoteca (com bilhetes a 2 euros até aos 12 anos de idade e a 3 euros para o restante público), uma zona de descanso e uma tenda dedica a jogos de tabuleiro. O Natal no Parque funciona aos dias de semana entre as 15h00 e as 21h30 e aos fins de semana das 10h00 às 22h00. Nos dias 24 e 31 de Dezembro fecha às 16h00, e está encerrado ao público nos dias de Natal e de Ano Novo.

A Casa do Pai Natal é uma das atracções do Natal no Parque, no jardim do Bonfim.

Mercado de Natal na Baixa

O Mercado de Natal realiza-se na Praça do Bocage, pelo terceiro ano consecutivo, e conta desta vez com 25 bancas de venda de artesanato e gastronomia com propostas de presentes originais. O espaço funciona de 24 de Novembro a 24 de Dezembro, das 10h00 às 19h00 (encerra às 16h00 no dia 24 de Dezembro), e tem entrada livre. Em parceria com a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal funciona igualmente um insuflável para crianças.

Os visitantes da Baixa podem esperar ainda animações itinerantes nos dias 1, 2, 8, 9 e de 15 a 24 de Dezembro, entre as 15h00 e as 19h00. Já no Largo da Misericórdia está montada a chamada Fábrica dos Brinquedos, uma pequena tenda dinamizada aos fins de semana com ateliês e actividades para crianças, bem como oferta de brindes do município, na companhia de animadores vestidos de duendes do Pai Natal.

O Setúbal Christmas Fest tem um nome em inglês e tal não é por acaso. Ao promover o evento desta maneira, a Câmara Municipal de Setúbal tem como objectivo não só proporcionar um Natal diferente aos habitantes do concelho, mas também posicioná-lo junto dos turistas, criando uma oferta de lazer durante o inverno/época baixa. O projecto, de resto, foi construído em conjunto com os comerciantes para assegurar que todas as entidades envolvidas saiam a ganhar, explicou fonte do município.

A inauguração do Setúbal Christmas Fest teve como um dos pontos altos o concerto “Christmas Brothers”, da United Visionary Arts, uma produtora de espectáculos e eventos sediada no Montijo. Susana Jordão, directora musical do projecto, David Oliveira (guitarra), Rui Gouveia (baixo) e Vasco Rydin (bateria) actuaram no coreto da Avenida Luísa Todi perante algumas dezenas de pessoas que se mantiveram no local apesar da chuva, vento e frio que se fizeram sentir.

O Setúbal Christmas Fest decorre até ao Dia de Reis, 6 de Janeiro, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e produzido pela Best Emotions, com os apoios do comércio local, da União de Freguesias de Setúbal. A embaixadora do evento é a conhecida apresentadora de televisão Maya.

Assista, no vídeo abaixo, ao momento em que o Pai Natal chega à “aldeia Natal” no Parque do Bonfim:

https://www.facebook.com/DRSetubalense/videos/483087295550242/

Fotografias e vídeo: André Rosa
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -