19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalEspecialistas debatem amanhã violência contra mulheres e pessoas vulneráveis

Especialistas debatem amanhã violência contra mulheres e pessoas vulneráveis

Iniciativa engloba três painéis que vão permitir discutir prevenção e respostas a vítimas de violência, como crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Violência de género e sexual marca arranque do certame

- PUB -

Técnicos e especialistas vão debater amanhã, a partir das 9h30, na Galeria Municipal do Montijo, a violência de género e sexual, bem como os maus-tratos a idosos, pessoas com deficiência, jovens e crianças. “Fórum Social Violência Contra Mulheres e Públicos Vulneráveis – Prevenção, Intervenção, Recursos e Respostas” intitula esta iniciativa, que é promovida pela Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde da Câmara Municipal do Montijo.

“O evento vai reunir técnicos e especialistas, de diversas instituições nacionais e locais, que têm intervenção na área do combate à violência”, revela a autarquia, salientando que em cima da mesa irão estar temas como “a violência de género e violência sexual, a violência contra idosos, pessoas com deficiência e a violência na juventude e infância”.

Depois da sessão de abertura, que contará com intervenções do presidente da Câmara, Nuno Canta, e da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Teresa Fragoso, o fórum comportará três painéis distintos de discussão.

- PUB -

O primeiro, agendado para as 10h30 e subordinado ao tema “Violência de Género e Violência Sexual: Realidades e Respostas”, será moderado pela directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Natividade Coelho, e terá como oradores Sara Malcato (coordenadora de serviços da Associação de Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – ILGA), Margarida Medina Martins (presidente da Associação de Mulheres Contra a Violência), Fernanda Alves (Procuradora da República – Unidade de Combate à Violência Doméstica do DIAP de Lisboa), Elisabete Brasil (directora executiva para a violência de género da União de Mulheres Alternativa e Resposta).

Tarde dedicada a idosos, necessidades especiais e crianças

O segundo painel arranca pelas 14h30 com a seguinte temática: “Violência Contra Públicos Vulneráveis – Idosos e Pessoas com Deficiência: Novas abordagens a velhas realidades. Marta Carmo, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, e Sara Gésero Neto, da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, são as oradoras convidadas a intervir neste painel, com moderação a cargo de Cristina Dias, presidente do Conselho de Administração da CERCIMA.

- PUB -

“Violência na Infância e Juventude: A importância da intervenção precoce” é o mote do terceiro painel, que contará com as intervenções de Ângelo Fernandes, director executivo da Associação Quebrar o Silêncio, Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança, e Ana Ruxa, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e jovens do Montijo, sob moderação de Fátima Moreira, sub-directora da Escola Secundária Jorge Peixinho do Montijo.

A sessão de encerramento está prevista ter lugar pelas 17h00 com as intervenções de Ricardo Bernardes, vereador responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde na Câmara Municipal do Montijo, e Elza Pais, presidente da Subcomissão para a Igualdade e Não Discriminação da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, da Assembleia da República.

A iniciativa contará ainda com um apontamento musical a cargo do “Quinteto do Improviso” da Universidade Sénior do Montijo.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -