29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalObras em bairro de Santiago do Cacém custam um milhão de euros

Obras em bairro de Santiago do Cacém custam um milhão de euros

Bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André, vai ser requalificado. Plano de desenvolvimento do município passa também por financiamento comunitário para os centros históricos, incluindo Cercal e Alvalade

A requalificação do Bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal, arranca no primeiro trimestre deste ano, num investimento de um milhão de euros, divulgou hoje o município.

- PUB -

O projecto de requalificação do bairro está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Santiago do Cacém, que prevê melhorias no espaço público do maior aglomerado populacional do concelho.

Para avançar com a empreitada, no valor de um milhão e cem mil euros e que é financiada por fundos comunitários, o município aguarda o visto do Tribunal de Contas (TdC) e da unidade de gestão do programa Alentejo 2020.

“É uma obra muito importante para Vila Nova de Santo André, que se insere numa estratégia de regeneração urbana e, se tudo correr bem, julgo que nos primeiros três meses deste ano é possível avançar com a empreitada”, adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

- PUB -

A obra vai “qualificar a imagem geral do bairro, a nível paisagístico e funcional, tornar o bairro mais amigo dos seus habitantes e visitantes e oferecer melhores condições de habitabilidade a quem lá vive”, reforçou o autarca.

Entre as intervenções previstas contam-se a requalificação das áreas de circulação pedonal, através da repavimentação dos passeios existentes, a reestruturação dos espaços verdes do bairro e a colocação de mobiliário e equipamento urbano para melhorar a utilização e fruição do espaço.

A instalação de dois fogareiros comunitários, com vista à centralização deste tipo de equipamentos, evitando a proliferação de pequenas unidades individuais, a resolução de problemas de drenagem pluvial e o reforço da sinalização vertical e horizontal são outras das intervenções programadas.

- PUB -

A obra do Bairro do Pinhal vai decorrer em simultâneo com a empreitada do Bairro das Flores, uma das maiores empreitadas realizadas pela autarquia, no valor de dois milhões de euros, cuja segunda fase arrancou em Outubro do ano passado.

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a autarquia garantiu ainda uma linha de financiamento comunitário que abrange os centros históricos de Santiago do Cacém, Cercal do Alentejo e Alvalade.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -