27 Fevereiro 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Município recusa transferência de competências

Município recusa transferência de competências

Executivo da Câmara reafirma que transferência de competências não deve ser mote para a “desresponsabilização do Estado”

 

- PUB -

A Câmara Municipal da Moita aprovou por unanimidade uma deliberação sobre a recusa do exercício das competências transferidas por via dos Decretos-Lei sobre a Transferência de Competências da Administração Central para as autarquias locais, em 2019.

Em comunicado, o executivo considera a transferência de competências “um processo sério de descentralização que deve ter em conta a criação das regiões administrativas”, bem como a necessidade de “reposição das freguesias liquidadas contra a vontade das populações”.

Para além deste parecer é também destacada a importância de encetar “um processo de recuperação da capacidade financeira dos municípios e da sua plena autonomia, requisitos indispensáveis para o exercício pleno daquelas que são hoje as atribuições do Poder Local e as competências dos seus órgãos”.

- PUB -

Durante a reunião de Câmara em que a deliberação foi aprovada, o executivo reafirmou também que, “a transferência de novas competências não deve comprometer direitos e funções sociais do Estado e deve ser acompanhada dos meios financeiros adequados e não ser pretexto para a desresponsabilização do Estado”.

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -