25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoNuno Canta garante que processo é legal e sem qualquer mácula

Nuno Canta garante que processo é legal e sem qualquer mácula

Nuno Canta diz que “o processo está totalmente legal e de acordo com as decisões que têm de ser tomadas”, ao mesmo tempo que arrasa João Afonso, acusando o vereador social-democrata de apresentar a informação descontextualizada.

- PUB -

“O tal pedido de informação prévia foi aprovado e teve despacho da chefia e do presidente, que consideramos legal e sem qualquer mácula”, frisa o presidente da Câmara Municipal do Montijo, revelando que a autarquia tem pareceres que sustentam que a intervenção pode ser considerada como reabilitação urbana.

“Aprovámos quer na Câmara quer na Assembleia Municipal uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) e uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU). Esses dois instrumentos prevêem a reabilitação destes edifícios. Essa reabilitação está prevista na estratégia da Câmara. Quando começaram a levantar esta questão solicitámos pareceres, inclusivamente à professora Fernanda Paula Oliveira que é só, simplesmente, a pessoa mais capaz no País sobre urbanismo. Pode também considerar-se reabilitação, quando a estrutura não está em condições, a demolição e a reconstrução? Ela é clarinha nisso. Isso é também reabilitação urbana porque essa questão está inserida num plano de reabilitação urbana”, afirma.

O autarca socialista recorda que o arquitecto Guilhermino defendia inicialmente a reabilitação do imóvel e que o processo nem necessitaria de ser submetido à DGPC. “O vereador Afonso não refere isso, mas, numa primeira fase, o arquitecto Guilhermino fala que há necessidade de reabilitar aqueles edifícios, aquilo estava praticamente a cair e havia risco e perigo [de derrocada] para a via pública. E também dizia que nesse processo não era necessário a avaliação da DGPC, quando sabemos que [o imóvel] está abrangido pela área de protecção da Ermida de Santo António.”

- PUB -

Coisinha pequenina

Nuno Canta vai mais longe e acusa o social-democrata de mentir. “O vereador Afonso, como sempre, na sua modalidade de mentira, descontextualização e de levantar suspeitas fala apenas de uma coisinha pequenina e não fala de outros despachos que o arquitecto Guilhermino tinha na apreciação do projecto”, aponta, debruçando-se depois sobre a informação produzida pelo antigo chefe da Divisão de Gestão Urbanística.

“O arquitecto Guilhermino não concordou com isto, mas em 19/01 o chefe de divisão, Luís Serra, coloca-nos a questão de mandar pedir parecer à DGPC. Quando se pede o parecer, ele vem positivo, o que contraria um pouco aquele primeiro despacho do arquitecto Guilhermino. É nesse enquadramento que ele diz que, salvo melhor opinião, considera-se que a entidade externa foi induzida em erro”, explica, adiantando: “Ele diz isto, mas não prova. Não há prova alguma no processo de que [a DGPC] foi induzida em erro. O processo tal e qual entrou foi enviado à DGPC.” Mais: a análise técnica feita pelo arquitecto não tem carácter “vinculativo”, defende. “Isto tem hierarquias e avalio, depois, com informação posterior das chefias, que nos diz, de acordo com o parecer positivo da DGPC daquela altura (e estávamos ainda a falar do pedido de informação prévia), que devemos viabilizar aquela intervenção”, frisa, acrescentando que “o parecer da DGPC obrigou a um trabalho arqueológico, que foi realizado e que existe no projecto de construção, tal como a DGPC havia solicitado”.

- PUB -

Sobre a análise técnica de Guilhermino Fonseca, atira a concluir: “Compreendo que o arquitecto queira manter isso. Até foi embora da Câmara do Montijo. Se calhar não tem a situação resolvida aqui, sentimentalmente, com a Câmara, o que é natural. Não foi novamente chefe de divisão.”

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -