25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMascarenhas-Martins assinala cinco anos com conversa e concerto

Mascarenhas-Martins assinala cinco anos com conversa e concerto

Uma conversa aberta à participação do público e um concerto dedicado à música portuguesa são as duas actividades que a Companhia Mascarenhas-Martins promove no próximo sábado, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo, para assinalar o seu quinto aniversário.

- PUB -

A conversa informal está agendada para as 16h00 e terá como mote o teatro, com elementos e colaboradores da companhia artística, que foi fundada na cidade montijense em 6 de Janeiro de 2005, a relatarem algumas estórias e episódios alusivos ao trajecto realizado até à data.

“Cinco anos não é muito tempo, mas é suficiente para que haja estórias para contar. O lado invisível da actividade artística e cultural é muitas vezes desconhecido do público, a relação que existe com as estruturas de produção cinge-se habitualmente aos momentos de apresentação de espectáculos ou de outras iniciativas”, revela a companhia, que irá partilhar com o público muitas das vivências que ocorrem nos bastidores.

“A Mascarenhas-Martins pretende criar momentos em que a relação entre público, artistas, agentes culturais e políticos permita diálogo e troca, um espaço de abertura que tem como objectivo a aproximação entre a produção artística e cultural e os cidadãos”, sublinha a estrutura artística montijense, acrescentando: “É neste sentido que, ao comemorar cinco anos, surge uma conversa aberta à participação não só dos elementos e colaboradores habituais da Companhia Mascarenhas-Martins mas também à de quem quiser contribuir para pensar no que é e pode ser este projecto artístico e cultural”.

- PUB -

Para as 21h00, tal como em anos anteriores, está agendado um concerto, a cargo da banda da Companhia Mascarenhas-Martins, com reportório nacional. Vão ser interpretados vários temas que marcaram o panorama musical português nos últimos 20 anos. Em palco vão apresentar-se André Reis (voz e guitarra), Inês Monteiro Pires (voz, baixo, melódica e xilofone), João Gomes (teclados) e Levi Martins (voz, guitarra e bateria).

“Nascido sobretudo para criar um concerto por ano no âmbito do aniversário, o projecto musical baseado nesta estrutura de produção tem vindo a definir-se como de divulgação de música portuguesa, partindo sempre de uma escolha de reportório ou período: em 2017 as canções da Revolução; em 2018 música de diversas fases do Festival RTP da Canção; em 2019 os anos 80; este ano, a música cantada em português depois de 2000”, explica a Mascarenhas-Martins.

Dedicada à criação artística e à acção cultural, a companhia tem vindo a produzir espectáculos de teatro, conversas, concertos e encontros, além de ter também realizado um documentário e publicado um livro.

- PUB -

O evento, que conta com os apoios da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, tem entrada gratuita.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -