27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoCorta-Mato em Paio Pires. Centenas a correr sob o olhar de campeões

Corta-Mato em Paio Pires. Centenas a correr sob o olhar de campeões

Carlos Lopes, Carla Sacramento, Albertina Dias, Paulo Guerra e Ezequiel Canário, que marcaram a modalidade tanto a nível nacional como internacional, vão estar em Paio Pires. Eis um motivo para saudarmos antigos e futuros campeões

 

- PUB -

 

A 5.ª edição do Eco Run D. Paio Peres Correia vai ser corrida na manhã de 26 de Janeiro, um domingo, nos terrenos adjacentes à Urbanização Encosta do Sol. Promovida pelo Grupo Futsal Amigos Encosta do Sol, com os apoios da Câmara do Seixal, da União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Paio Pires e da Associação de Atletismo de Setúbal, bem como do comércio e indústria locais, é uma prova aberta a amadores e profissionais de todos os escalões, ou seja, de benjamins a veteranos VII.

Dois factos que marcam esta jornada de atletismo: o incluir um encontro inter-associações de iniciados e juvenis (em que participarão jovens atletas das associações do Algarve, Beja, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria e Coimbra) e integrar, no seu programa, o Campeonato Regional de Corta-Mato de Setúbal. Ao todo, estarão em acção quase um milhar de atletas repartidos por cerca de 50 equipas.

- PUB -

 

Outro motivo de grande interesse para quem se interessa pela modalidade: antigas glórias do atletismo português deslocar-se-ão a Paio Pires. Referimo-nos a Carla Sacramento, Albertina Dias e Paula Guerra, que são os patronos da prova, bem como Carlos Lopes, Ezequiel Canário e Alberto Maravilha, convidados de honra. Lembre-se, a propósito, que Albertina Dias e Carlos Lopes são os únicos atletas portugueses que se sagraram campeões mundiais de corta-mato.

“É uma pena termos tantos campeões esquecidos” – José Serrano

- PUB -

José Serrano, antigo atleta, hoje com 44 anos e fisioterapeuta de profissão, é, pode dizer-se, a alma destas provas de Paio Pires. Por ele passa tudo e quase tudo sai da cabeça dele, o que pouco espanta sabendo-se que é um homem ligado, desde muito novo, à modalidade. Meio-fundista do Grupo Desportivo do Cavadas, foi campeão nacional de corta-mato, em iniciados, e de juniores, nos 3 mil obstáculos, constando também no seu currículo um 5.º lugar no “europeu” de juniores. Em 1993, foi considerado o atleta revelação do ano de meio-fundo, no escalão de juniores.

Foi por “opção” que abandonou a competição, pois entendeu que “havia vida para além do atletismo”, disse à reportagem de “O Setubalense”.

Para José Serrano, o objectivo desta edição da prova “é superar o número de participantes, estando reunidas as condições para o efeito”, já que conseguimos integrar no programa o encontro inter-associações de iniciados e juvenis e o Campeonato de Corta-Mato da Associação de Setúbal”.

Quanto ao nomes sonantes que se deslocarão a Paio Pires para acompanharem o Eco Run, são, para o antigo atleta, “figuras ímpares do nosso atletismo, no qual deixaram a sua marca inconfundível. O nosso atletismo precisa de referências como estas, que arrastam gente nova para a prática da modalidade”. Na opinião de José Serrano, hoje não temos referências no fundo e meio-fundo, distâncias em que já fomos dominadores na Europa e até no Mundo”. E um lamento: “É uma pena termos tantos campeões esquecidos. Dá a impressão que a memória que deles se tem acaba quando deixam de

correr!”
O ex-atleta fez questão de agradecer publicamente às autarquias, pelo apoio logístico que dão à prova, bem como à Associação de Setúbal e comércio local.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -