26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalDe 24 de Janeiro a 9 de Fevereiro Lagoa de Santo...

De 24 de Janeiro a 9 de Fevereiro Lagoa de Santo André recebe 6.º Festival da Enguia

A estratégia de promoção do concelho de Santiago do Cacém passa pela realização de mostras gastronómicas, preservação do património e criação de roteiros

 

- PUB -

O Festival da Enguia da Lagoa Santo André vai este ano para a 6.ª edição e realiza-se de 24 de Janeiro a 9 de Fevereiro. Mais uma vez são esperados milhares de visitantes nesta mostra gastronómica única no país onde a enguia é destaque. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

O festival tem como objectivo a promoção da restauração local e de uma iguaria única como é a enguia. “Invulgar e excelente porque é capturada numa zona de Reserva Natural”, avalia a organização do evento. Outra das grandes apostas é a “promoção turística do concelho, estando o festival inserido numa estratégia mais alargada de promoção do município de Santiago do Cacém”.

Essa estratégia inclui a realização de mostras gastronómicas, a criação de roteiros, o investimento na preservação e valorização patrimonial, participação em feiras do sector e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro.

- PUB -

Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na freguesia de Santo André.

Quanto às ementas, contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, de escabeche ou na cataplana. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -