19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalUnião Mutualista do Montijo certificada com qualidade de alto a baixo

União Mutualista do Montijo certificada com qualidade de alto a baixo

Todos os equipamentos e valências receberam selo atribuído pela EIC. Pedro Santos, presidente do conselho de administração, realça caso único no País. “Só o trabalho árduo de todos os profissionais desta instituição permitiram atingir um resultado que a todos orgulha”, afirma

 

- PUB -

 

Os sete equipamentos da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (vulgo Montepio) do Montijo e todas as valências que a instituição apresenta receberam o selo de qualidade atribuído pela Empresa Internacional de Certificação (EIC).

“Só o trabalho árduo e um verdadeiro empenho de todos os profissionais desta instituição permitiram atingir um resultado que a todos orgulha e que torna ainda mais distinta a centenária União Mutualista Nossa Senhora da Conceição”, disse Pedro Santos, recém-eleito presidente do conselho de administração do Montepio, que no final de 2019 comemorou 147 anos de existência.

- PUB -

A instituição tornou-se assim, de acordo com o responsável, na única mutualista a ostentar a certificação de qualidade em todos os equipamentos e valências que desenvolve, desde os serviços prestados na área infantil, passando pela acção social e terminando nos cuidados à terceira idade.

O marco alcançado ganha ainda maior relevo pelo facto de em Dezembro de 2017, a União Mutualista ter conseguido a aprovação de um Processo Especial de Revitalização (PER), já que se debatia com “uma situação financeira insustentável”, face a um montante de dívidas “superior a 10 milhões de euros (a maior parte a curto prazo”.

A “profunda reestruturação, o arrumar da casa e a implementação de um novo rumo na instituição”, que culminou com a obtenção da certificação de qualidade no final de 2019, foi trabalho desenvolvido nos dois últimos anos, resume Pedro Santos em jeito de balanço.

- PUB -

A Farmácia da Mutualista do Montijo “foi certificada pela norma ISO 9001:2015 para as actividades de Dispensa e Aconselhamento de Medicamentos e Produtos de Saúde, Preparação de Medicamentos Manipulados, Determinação de Parâmetros Bioquímicos, Fisiológicos e Físicos”, pode ler-se num comunicado da instituição.

Cuidados Continuados Integrados distinguidos

De acordo com a mesma nota, com a norma NP 4543:2017 “foi certificada a Prestação de Serviços de Acção Social para respostas sociais, como Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário no Lar de Montepio; Creche, Pré-Escolar e Actividades de Tempos Livres na Casa da Criança; Creche e Pré-Escolar no Centro Infantil António Marques; Apoio Comunitário no Centro Comunitário; Acolhimento Temporário de Vítimas de Violência Doméstica na Casa Abrigo”.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados “obteve certificação através da norma NP 4547:2018 para a Prestação de Serviços de Cuidados de Saúde – uma das poucas unidades do País certificadas com o selo da qualidade”.

A Empresa Internacional de Certificação (EIC) reconheceu ainda a “qualidade” a serviços de suporte da instituição, como “Compras, Frota, Manutenção e Recursos Humanos”.
A certificação permite à UMNSC afirmar um conjunto transversal de serviços que incidem nas áreas da educação, da saúde e da ação social, com a garantia de que todos são prestados segundo os mais elevados padrões de Qualidade.

Pedro Santos considera que a certificação de qualidade agora obtida vem trazer “motivação extra” bem como um acréscimo de “responsabilidade para fazer cada vez mais e melhor”.

A União Mutualista do Montijo conta actualmente com 3 600 associados, emprega directamente cerca de 200 trabalhadores e serve mais de mil utentes de forma continuada diariamente.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -