25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalChaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal resistem a Fevereiro

Chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal resistem a Fevereiro

Não será amanhã a explosão das duas chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal. Mas é dado como certo que vão mesmo abaixo, muito provavelmente em Março

A demolição das duas chaminés da Central Termoeléctrica de Setúbal, na zona da Freguesia do Sado, não vai avançar em Fevereiro como chegou a estar previsto. Inclusivamente, falou-se que seria amanhã, mas essa hipótese foi descartada pelo presidente da Junta de Freguesia, Manuel Véstias, em declarações a O SETUBALENSE.

- PUB -

Em meados deste mês, de Janeiro, o autarca avançava que estas chaminés com 200 metros de altura iriam abaixo na primeira quinzena do próximo mês, mas a precisão dos trabalhos para uma intervenção desta envergadura levou a uma janela de prevenção mais alargada, pelo que estas ‘torres’ só serão derrubadas, provavelmente, em Março.

Para já Manuel Véstias prefere não avançar com datas, mas mostra estar a par das operações de preparação no terreno, assim como do plano de segurança para o dia da demolição.

Nove anos depois de ter parado a produção na Central Termoeléctrica, quando chegar o dia das chaminés desaparecerem da paisagem de Setúbal, “vão ser encerradas vias e interditado um perímetro no Sado, onde não poderá haver embarcações”, deu a saber o autarca.

- PUB -

Quanto ao método de demolição será feita com explosivos, daí estarem a ser preparadas várias medidas de segurança. “Para além das poeiras com a derrocada das chaminés, poderão existir estilhaços”, comenta.

Depois do abate das duas chaminés, o solo será analisado e descontaminado no que for necessário, isto num trabalho que irá decorrer durante o ano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -