26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalCACAV prossegue amanhã com conferências sobre “As Mulheres na História”

CACAV prossegue amanhã com conferências sobre “As Mulheres na História”

Ciclo de seis debates termina em Abril em Alhos Vedros, no concelho da Moita

 

- PUB -

O Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (CACAV) e o Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estão a promover um ciclo de seis conferências sobre “As Mulheres na História”, naquela freguesia do concelho da Moita, com a próxima sessão agendada para as 21h30 desta sexta-feira.

O segundo encontro com a população, sobre “As Mulheres e Escrita”, pelo investigador Pedro Urbano, acontece após a realização a 24 de Janeiro da primeira sessão sobre “As Mulheres e Trabalho”, que teve lugar no Núcleo Cultural José Afonso da Biblioteca Municipal de Alhos Vedros. O ciclo, apoiado pelo município moitense e por aquela junta de freguesia, pretende reflectir este dia 7 sobre o que torna alguém escritor ou se é necessário ter obras publicadas para se ser autor, nomeadamente as mulheres, que durante tanto tempo tiveram maior dificuldade no acesso à educação e à cultura escrita.
Nesta conferência, segundo a organização, “iremos olhar para o desenvolvimento de escritos de autoria feminina produzidos ao longo do século XIX” em Portugal, como correspondência e diários, que “permitem reconstruir histórias de vida, pensamentos, emoções e ambições de muitas mulheres já esquecidas”.

Ciclo de conferências termina em Abril

- PUB -

As próximas conferências estão marcadas para o próximo dia 21, sobre a temática “Mulheres e Inquisição”, estando previstas mais duas sessões a 6 e 20 de Março, sobre “Mulheres e Poder” e “Mulheres e Literatura”, respectivamente. O conjunto de debates termina a 3 de Abril, com a realização da conferência “Mulheres e Conventos”, que terá como convidada a investigadora Ana Teresa Hilário. Todas as sessões têm início à mesma hora.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -