26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalArrancam as obras de expansão do Porto de Sines

Arrancam as obras de expansão do Porto de Sines

Expansão do Terminal XXI vai permite melhores ligações aos principais mercados mundiais

As obras de expansão do Porto de Sines que permitirão duplicar a capacidade instalada de carga contentorizada, arrancam após a consignação do prolongamento do Molhe Leste à Conduril – Engenharia S.A.

- PUB -

A empreitada, que corresponde um investimento de cerca de 72 milhões de euros, prevê a extensão do molhe em 750 metros, o que permitirá reforçar a protecção da zona leste do porto de Sines, “designadamente, no que respeita à próxima fase de expansão do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, sob a responsabilidade da concessionária PSA Sines”, segundo avança em comunicado a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Com data de conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023, o prolongamento desta infraestrutura de protecção permite criar as condições ideais para a recepção, em simultâneo, de quatro dos maiores porta-contentores em operação no mundo, “com 400 metros de comprimento fora-a-fora”.

Concluída esta fase de expansão, o Terminal XXI duplica a capacidade instalada para 4,1 milhões de TEU (1 TEU = 1 contentor de 20 pés), o que permite projectar a sua posição internacional, com melhores ligações aos principais mercados mundiais.

- PUB -

De lembrar que o aditamento ao contrato de concessão para adjudicação da expansão do Terminal XXI foi assinado no passado 12 de Outubro, traduzindo-se num investimento privado, por parte da concessionária, que no seu todo representa 661 milhões de euros.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -