26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalCDU quer diminuir IVA na electricidade, PS questiona real possibilidade

CDU quer diminuir IVA na electricidade, PS questiona real possibilidade

Moção para a redução do IVA na electricidade na Câmara Municipal de Palmela foi aprovada com maioria. Mas o PS absteve-se defendendo a sustentabilidade e o PSD defendeu propostas para compensar quebra de receita

 

- PUB -

A última reunião da Câmara Municipal de Palmela ficou marcada pela aprovação de uma moção para redução do IVA na electricidade e no gás. No entanto, apesar da inexistência de votos contra, não faltou discussão entre os vereadores e, principalmente da bancada do Partido Socialista, que se absteve.

A proposta, apresentada pelo autarca Álvaro Amaro, da CDU, tinha por base a situação “preocupante”, indicada por dados do Eurostat, em como “Portugal classificou-se no oitavo lugar da União Europeia, relativamente ao preço da electricidade e no quinto, no que se refere ao gás”.

Ainda sobre o pedido de descida do IVA de 23% para 6%, o autarca frisou que as pessoas “abdicam de necessidades essenciais, como o aquecimento, quando a factura sobe e no contexto europeu, as facturas da electricidade e do gás em Portugal continuam a ser das mais caras e desproporcionais face aos rendimentos”, queixando-se ainda dos “elevados acréscimos nos custos de iluminação por parte dos municípios”.

- PUB -

José Calado, do Movimento Independente pela Mudança (MIM), foi o primeiro a usar da palavra e disse que “a proposta está cheia de boas intenções e quer reduzir os custos das pessoas, empresas e municípios”.

“Gostaria de outro caminho, mas não rejeito esse”, afirmou, visto defender que na sua “ideia” o Orçamento de Estado devia ser usado para “dar aos que menos têm”, como, por exemplo, efectuar-se o “aumento de pensões”, concluiu.

“É possível?”

- PUB -

Pedro Taleço, vereador do PS, usou várias vezes na sua intervenção a questão “é possível?”. “De forma genérica não se pode estar contra, fala em pagar-se menos onde se paga mais, mas estamos falar de mil milhões de euros. É possível ou não encaixar esta proposta? É essa a questão”.

O socialista referiu que não quer “voltar a tempos” em que “não há acertos nas contas e isso tem impacto na vida das pessoas”. “Temos de ter um grau de realidade sobre a governação que queremos. Se queremos quem apresenta contas acertas ou quem vai atrás do que fica bem e que, mais cedo ou mais tarde, terá consequências desastrosas para o país”, declarou.

“Fica obviamente bem fazer esta proposta”, disse numa bicada à CDU, mas relembrou que “uma medida destas tem impacto orçamental”. “Que governo é que não gostaria de baixar um imposta de 23% para 6%? Só se não puder”, finalizou.

PSD “à vontade”

Do lado social-democrata, Paulo Ribeiro, que votou a favor da moção, recordou que o referido imposto “foi passado à taxa máxima quando foi necessário inventar receita e não havia dinheiro para a despesa”.

“Actualmente é diferente, felizmente, e pode-se e deve-se voltar àquilo que existia antes da bancarrota. O meu partido fez duas propostas, a de descer o IVA e simultaneamente indicar a forma como o Estado podia compensar essa amputação de receita. Portanto, é uma medida de efeito zero nesse sentido. Já demonstrámos que é possível e, aliás, é um exercício de responsabilidade”, concluiu.

A importância das taxas diferenciadas e aprovação europeia

Adilo Costa, da CDU, relembrou as “taxas diferenciadas por toda a Europa”, e que a segunda directiva do IVA, a nível europeu, é que este imposto não pode ser inferior a 5%. Ressalvou que a descida do IVA é ainda uma medida importante para o “desenvolvimento produtivo de pequenas e médias empresas”.

Já quem anunciou a abstenção socialista foi Raúl Cristóvão, que assumiu uma posição clara em relação ao governo do seu partido: “A descida do IVA da electricidade tem de ser uma medida essencial deste governo, mas com sustentabilidade”.

Referindo que as ideias portuguesas têm aprovação europeia, destacou a importância de “equilibrar aquilo que temos” e que claro que concorda que é preciso “dar mais às pessoas porque elas merecem”. No entanto, segundo Raúl Cristóvão, “a realidade ultrapassa a vontade”. “Acho que em dois ou três anos é possível chegarmos lá”, frisou.

Discussão “irmã” do Orçamento de Estado

No dia seguinte à reunião, a Assembleia da República acabou por chumbar a descida do IVA para 6%, medida que foi apresentada no Parlamento também pelo PCP.

PSD, CDS, PAN e Joacine Katar Moreira votaram contra enquanto o PSD, a favor em Palmela, mudou o sentido de voto para o OE 2020 e acabou por se abster.

As bancadas favoráveis (PCP, BE, Iniciativa Liberal e Chega) acabaram por não ter votos suficientes para a proposta que acabou por ser chumbada em plenário, como havia sido na comissão de Orçamento e Finanças.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -