25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbal abre portas a campeonato nacional de profissões

Setúbal abre portas a campeonato nacional de profissões

Mais de 40 profissões estão representadas ao longo de oito quilómetros de oficinas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal até dia 14

 

- PUB -

 

Mais de 40 profissões estão representadas ao longo de oito quilómetros de oficinas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal até dia 14 Até sexta-feira a cidade abre portas à 44ª edição do Campeonato Nacional das Profissões WorldSkills Portugal, cuja abertura oficial decorreu este domingo, no Cais 3 do Porto de Setúbal, com a presença do secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

O evento de âmbito nacional, organizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, junta mais de quatro centenas de jovens, entre os 17 e os 25 anos, em representação de 44 profissões, numa competição que decorre em oito mil metros quadrados de oficinas, no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal. No decorrer desta semana são escolhidos os jovens que vão representar Portugal na competição europeia, marcada para Setembro, em Graz, na Áustria, e à qual se segue, em 2021, a competição mundial, em Xangai, na China.

- PUB -
Fotografia de João Coelhas

Para António Valadas da Silva, presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, este evento que se realiza de dois em dois anos constitui “um momento expressivo de demonstração da qualidade do ensino profissionalizante, cada vez mais escolhido pelos jovens, e que atesta o rigor, as práticas exigentes e os níveis de excelência que pautam esta vertente educativa”. Já a delegada regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Isabel Henriques, enaltece a importância do evento, no qual não basta dar o melhor.

Concorrente de Cerâmica Criativa em prova. Foto de João Coelhas

“Têm de ser os melhores”, vincou, para depois acrescentar que “é com qualificação que se consegue mais produtividade e competitividade”. O secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, evidencia também “o prestígio internacional de Portugal” nesta competição, enaltecendo o facto de este ser “o único país que esteve sempre representado na fase mundial deste campeonato”.

Sobre este evento, o governante aponta o facto de ser “uma mostra da excelência portuguesa, tanto dos concorrentes como dos jurados, em várias áreas profissionais”, para depois acrescentar que esta é “uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes”.

- PUB -
O Skills Portugal arrancou e conta com mais de 8000 visitantes de escolas de todo o país que começaram hoje as suas visitas. Foto por João Coelhas

Uma região dedicada a futuros profissionais

Durante a cerimónia de apresentação da 44ª edição do Campeonato Nacional das Profissões WorldSkills Portugal, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, afirmou que, por estes dias a cidade está transformada na “capital das competências ao receber um campeonato no qual novos e futuros profissionais que competem para ver quem melhor faz”.

A autarca sublinhou ainda que este campeonato, “além de uma excelente oportunidade para mostrar as capacidades e habilidades de novos profissionais, é um momento de afirmação de Setúbal como grande cidade como polo de desenvolvimento de competências e capacidades com centros de saber e formação”.

Fotografia de João Coelhas

Um esforço que, enalteceu, referindo a importância da formação profissional e deste evento em particular, para o desenvolvimento do concelho e da região.

“Queremos que muitos destes novos profissionais possam aqui exercer a sua atividade e assim enriquecer, com as suas competências, a economia da região”, afirmou, ao frisar que “são os trabalhadores, com formação qualificada, o maior fator de criação de riqueza e que tornam as regiões mais competitivas”, concluiu Dores Meira.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -