25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete: Identificadas 600 pessoas por apanha ilegal de amêijoa em praia

Alcochete: Identificadas 600 pessoas por apanha ilegal de amêijoa em praia

Sessenta pessoas foram detidas e dos identificados 210 eram estrangeiros e “40 foram notificados para abandono voluntário do país”

 

- PUB -

A GNR multou 60 pessoas, na quarta-feira, por captura de amêijoa sem licenciamento, numa zona onde esta atividade é interdita, na praia do Samouco, em Alcochete, no distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.

“No decorrer da operação foram elaborados 60 autos de contraordenação e apreendido material no valor estimado superior a 80 mil euros”, avançou a GNR, em comunicado.

Na quarta-feira, aquela força de segurança realizou uma operação de fiscalização à apanha de bivalves na praia do Samouco procurando, em simultâneo, identificar a eventual exploração de imigrantes em situação ilegal, que estivessem a participar nesta atividade.

- PUB -

Durante a investigação foram apreendidas oito toneladas de amêijoa japonesa e identificadas cerca de 600 pessoas que estavam a praticar a atividade ou que tinham bivalves em sua posse.

Deste número de cidadãos, 210 eram estrangeiros e “40 foram notificados para abandono voluntário do país”, segundo os dados atualizados hoje pela GNR.

Além disso, acrescentou a força de segurança, três pessoas foram detidas “por desobediência após notificação para abandono do país” e outras duas foram notificadas “para comparecer na delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Setúbal”.

- PUB -

Um restaurante que se situa no local também foi suspenso e multado por “falta de condições de higiene”, sendo apreendida “diversa documentação relacionada com os ilícitos verificados no local”, indicou.

Segundo o comandante da GNR no Montijo, que coordenou a operação, Ricardo Samouqueiro, as coimas para a apanha ilegal de bivalves podem atingir os 3.750 euros.

“Acima de tudo a mensagem que gostaria de passar é que este tipo de bivalves, apanhados nesta zona em que é interdita, não sendo processados e não sendo sujeitos a um controlo higiossanitário, constitui-se como um perigo grande para a saúde pública”, disse à Lusa, no final da investigação.

A operação foi organizada pela GNR e começou pelas 13:00, com a participação de 80 militares, em colaboração com o SEF, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, a Autoridade para as Condições do Trabalho, a Autoridade Veterinária do Concelho de Alcochete e do Ministério Público.

Segundo a força policial, os bivalves, “por parecer da autoridade veterinária, foram destruídos em local próprio para o efeito”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -